Ministério Público recomenda suspensão do futebol em São Paulo
Federação Paulista de Futebol é contrária à paralisação
O Ministério Público de São Paulo recomendou a suspensão de eventos esportivos durante a fase vermelha no Plano São Paulo de combate à pandemia. O pedido foi feito pelo procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, ao governo de São Paulo. A recomendação se estende a eventos religiosos.A Federação Paulista de Futebol é contrária ao pedido e afirma seguir os protocolos sanitários.
Segundo o MP, a suspensão se deve à “prevenção e precaução em matéria de saúde pública” e pede “suspensão da realização de cultos, missas e demais atividades religiosas de caráter coletivo e de eventos esportivos de qualquer espécie, inclusive partidas de futebol, durante a fase vermelha do Plano São Paulo”. Para o procurador, o agravamento da pandemia faz a paralisação “imprescindível”.
Nesta semana, o estado atingiu mais de 80% de ocupação dos leitos de UTI utilizados para pacientes com a Covid-19.
A Federação Paulista de Futebol é contrária à paralisação. Por nota, a FPF afirmou que segue “um rigoroso protocolo de saúde” e que a recomendação segue caminho inverso ao aplicado em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos.
Para o comitê médico da federação, “não há qualquer argumento científico que sustente a tese de que o futebol profissional gere aumento no número de casos. Pelo contrário, o futebol possui um protocolo extremamente rigoroso, com acompanhamento médico diário e testagem em massa de seus profissionais. Uma eventual paralisação seria ainda mais prejudicial ao combate à Covid-19, pois deixaria expostos milhares de atletas, que não mais passariam a ter o controle médico diário e de testagem que o futebol oferece”.
O governo de São Paulo explicou que está analisando a recomendação em conjunto com a equipe técnica do Centro de Contingência da Covid-19 e que irá divulgar a decisão em breve.
O estado de São Paulo tem jogos agendados no Campeonato Paulista, Libertadores e Copa do Brasil.
Recentemente, as federações de futebol do Paraná e Santa Catarina paralisaram os campeonatos estaduais após o colapso da saúde causado pela pandemia nestes estados.