Com flexibilização de quarentena, europeus fazem cronograma de volta do futebol
Após a Alemanha, próxima a anunciar a volta é a Espanha, que marcou o reinício para 11 de junho, com o clássico de Sevilha entre Sevilla e Betis
Único torneio nacional entre as grandes ligas europeias que já reiniciou as atividades, a Alemanha teve nesta terça o principal clássico da Bundesliga. O Bayern de Munique venceu o Borussia Dortmund por 1 a 0, abriu 7 pontos de vantagem na liderança e, a 8 rodadas do fim da competição, deu passo importante rumo ao 8º título consecutivo.
Aos poucos, com a flexibilização das regras de quarentena, o torcedor poderá matar a saudade das principais ligas nacionais da Europa. A próxima a anunciar a volta é a Espanha, que marcou o reinício para 11 de junho, com o clássico de Sevilha entre Sevilla e Betis.
Com o achatamento da curva de contágio, o governo espanhol determinou que as ligas profissionais pudessem voltar suas atividades a partir do dia 8 de junho. Um total de 27.117 pessoas já morreram da Covid-19 no país.
Para o retorno das atividades, os clubes estão seguindo um protocolo estabelecido pela liga espanhola a partir da colaboração de vários especialistas. Os jogadores começaram a treinar na semana passada em grupos de dez. Nesta semana, os atletas podem se preparar em grupos de 14.
Na quinta-feira, os clubes da Itália devem aprovar um protocolo de retomada da temporada. O torneio foi interrompido em 9 de março, na 26ª rodada. A Itália foi o país mais atingido pela pandemia do novo coronavírus. O país soma 230.555 infectados e 32.955 mortos segundo dados da Universidade Johns Hopkins.
Um temor dos clubes é com a preparação física dos atletas após o período de dois meses de paralisação com a quarentena. O atacante Ibrahimovic, por exemplo, já se lesionou no treino do Milan de segunda-feira.
O torneio está bastante disputado. A Juventus é a líder, com 63 pontos, um a mais do que a Lazio, que vinha de cinco vitórias consecutivas quando a competição foi interrompida.
A Inglaterra deu nesta semana um passo importante para o retorno da Premier League. Em um universo de 1.744 testes realizados entre jogadores e membros de comissão técnica, apenas 8 (ou 0,45%) deram positivo para a Covid-19.
Nesta quarta, os clubes vão votar a volta de treinamentos com contato físico. Caso haja concordância com essa retomada, a Premier League deve desenvolver um cronograma para o retorno do campeonato.
O Liverpool praticamente já assegurou o título da temporada. A equipe de Firmino e Salah lidera o torneio com 82 pontos, 25 a mais do que o vice-líder Manchester City (que tem um jogo a menos). Faltam nove rodadas para o final.