José Mourinho é demitido do cargo de técnico do Tottenham Hotspur
Comandante português, que tinha contrato com equipe até a temporada 2022-23, ficou apenas 17 meses no cargo; ele deixa a equipe na 7ª posição da Premier League
José Mourinho foi demitido pelo Tottenham Hotspur, clube da Premier League inglesa, após apenas 17 meses no cargo, anunciou o clube em comunicado nesta segunda-feira (19).
O treinador português foi contratado pelo Spurs em novembro de 2019 para o lugar de Mauricio Pochettino e tinha contrato com o clube até ao final da temporada 2022-23.
O treinador de 58 anos deixa o clube do Norte de Londres em sétimo lugar na tabela da Premier League, a cinco pontos na tabela de classificação do campeonato inglês de uma vaga na Liga dos Campeões da Uefa.
O último jogo de Mourinho no comando do Tottenham foi o empate por 2 a 2, na sexta-feira (16), em partida fora de casa contra o Everton – oitavo colocado no campeonato, um ponto atrás do Spurs.
Em nota, o presidente do Tottenham Hotspur, Daniel Levy, destacou que Mourinho e sua equipe técnica estiveram com o clube em alguns dos momentos mais desafiadores.
“José é um verdadeiro profissional que demonstrou enorme resiliência durante a pandemia. A nível pessoal, gostei de trabalhar com ele e lamento que as coisas não tenham corrido como ambos tínhamos imaginado. Ele será sempre bem-vindo aqui e gostaríamos de agradecer a ele e à sua equipe técnica pela contribuição”, afirmou Levy.
Os representantes de Mourinho foram localizados para comentar a demissão quando contatados pela CNN.
O clube acrescentou que o ex-jogador Ryan Mason comandará o treinamento do time principal nesta segunda-feira (19). Mason, de 29 anos, foi forçado a se aposentar do futebol em fevereiro de 2018 com apenas 26 anos, após sofrer uma fratura no crânio em 2017.
O Tottenham enfrenta o Manchester City na final da Carabao Cup – a Copa da Liga Inglesa –, no Estádio de Wembley, no domingo (25), na mais recente tentativa do clube de conquistar sua primeira taça em 13 anos.
Em sua primeira temporada no clube, Mourinho levou o Tottenham do 14º lugar para o 6º lugar na Premier League, garantindo a classificação para a Liga Europa 2020/21. Por outro lado, o RB Leipzig eliminou o Spurs da Champions League nas oitavas de final.
Nesta temporada, o clube foi eliminado da Liga Europa pelo Dinamo de Zagreb, também nas oitavas de final.
De acordo com o centro de estatíticas do futebol inglês, o Opta, apenas com a equipe portuguesa do Leiria Mourinho obteve uma taxa de vitórias inferior em todas as competições da sua carreira de treinador do que o registrado com o Tottenham.
Sob o comando do português, o Tottenham foi o time que mais perdeu pontos nesta temporada em partidas que estavam praticamente ganhas: 20.
(Texto traduzido; leia o original em inglês)