Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mesmo após final do Carioca, não há previsão para público nos estádios do Rio

    A liberação de eventos como jogos de futebol com público depende do avanço da vacinação, diz secretário de saúde

    Pedro Duran, Da CNN, no Rio

     

    A retomada do público no Maracanã e demais estádios do Rio de Janeiro ainda está longe de ser realidade. O secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, disse à CNN que a liberação de eventos como jogos de futebol com público depende do avanço da vacinação e da curva decrescente da Covid-19. Nesse sentido ela poderia vir “daqui uma semana ou daqui três meses”, defendeu ele à CNN.

    A pasta comandada por Soranz multou a administração do Maracanã em R$14 mil pela presença de mais de 140 convidados no jogo de ida da final do campeonato carioca, realizado entre Flamengo e Fluminense no dia 15 de maio. Os dois são administradores do estádio e terão de pagar a conta.

     

    Neste sábado, no jogo de volta, nenhum convidado foi autorizado, apesar do pedido da federação que representa os clubes, a Ferj. Caso o estádio tenha novas cenas de aglomeração, pode voltar a ser autuado por “infração sanitária gravíssima”. O Fluminense sempre se manifestou contra a presença de torcedores nos jogos.

    O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também não vê perspectiva para a liberação. Ele disse à CNN que conversou nesta semana com o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, sobre o assunto. “Eu acho importantíssimo olhar a pressão que a pandemia está fazendo na atenção básica e aí nesse caso é a prefeitura que tem mais como entender”, disse.

    “O que a gente tem visto é uma tendência de queda, mas esse vírus tem uma forma de se espalhar muito traiçoeira então acho que se o prefeito achou é porque o prefeito deve ter algum dado na rede municipal que a gente no estado acaba não enxergando”, completou. Ele citou a regra estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal no início da pandemia de que o ente federativo que tiver regras mais restritivas acaba se impondo para explicar que a decisão cabe à gestão de Paes.

    Flamengo e Fluminense disputam a final do campeonato carioca na noite deste sábado, às 21h05. Eles empataram em 1 a 1 na primeira partida.

    Estádio do Maracanã
    Estádio do Maracanã enfeitado com faixas para a final do Carioca
    Foto: Pedro Duran/CNN

    Tópicos