Fórmula 1 divulga calendário com oito corridas neste ano
Primeira prova da temporada acontecerá na Áustria no dia 5 de julho, sem a presença de público
A Fórmula 1 terá uma série de novidades, como se viu após a publicação de um calendário revisado de oito corridas nesta terça-feira, no qual o Red Bull Ring da Áustria e o circuito britânico de Silverstone sediarão dois Grandes Prêmios sem público cada, em julho e agosto, respectivamente.
A temporada, que originalmente previa um número recorde de 22 provas, está suspensa desde que a corrida de abertura de 15 de março na Austrália foi cancelada devido à pandemia de Covid-19.
Agora a primeira corrida do ano acontecerá na Áustria no dia 5 de julho e uma segunda, designada como Grande Prêmio de Steiermark em homenagem à região de Spielberg na qual o circuito de propriedade da Red Bull se localiza, uma semana mais tarde.
Será a primeira vez em que uma pista acolhe duas provas do campeonato na mesma temporada, a primeira vez em que uma temporada começa na Áustria e também a primeira vez em que uma prova acontece a portas fechadas.
Depois as dez equipes viajarão para o leste para correr em um terceiro final de semana sucessivo no Hungaroring de Budapeste no dia 19 de julho antes de voltarem para casa, tudo sob condições controladas atentamente.
Silverstone, que sediou a primeira corrida de um campeonato mundial de F1 em 1950, deve sediar o Grande Prêmio do Reino Unido em 2 de agosto e o GP do 70º aniversário da modalidade no dia 9 de agosto.
Uma quarentena de duas semanas deve entrar em vigor em solo britânico para a maioria dos recém-chegados ao país a partir de 8 de junho, mas a F1 deve ser parte de uma isenção para eventos esportivos de elite.
O Circuito da Catalunha de Barcelona será o cenário do GP da Espanha em 16 de agosto para completar a trinca antes de mais uma pausa, após a qual haverá duas corridas consecutivas em Spa, na Bélgica, e Monza, na Itália, nos dias 30 de agosto e 6 de setembro.
As provas de Fórmula 2 e Fórmula 3 também acontecerão nos mesmos finais de semana.
Provas do calendário da F-1:
GP da Áustria – 5 de julho
GP da Estíria (estado austríaco) – 12 de julho
GP da Hungria – 19 de julho
GP da Inglaterra – 2 de agosto
GP de 70 anos da F-1 – 9 de agosto
GP da Espanha – 16 de agosto
GP da Bélgica – 30 de agosto
GP da Itália – 6 de setembro