Uefa autoriza retorno de torcida em competições europeias
Número de torcedores será limitado a 30% da capacidade do estádio e dependerá de permissão das autoridades locais; torcidas visitantes continuam proibidas
O Comitê Executivo da Uefa, órgão que comanda o futebol na Europa, decidiu nesta quinta-feira (1º) permitir o retorno parcial de torcedores aos jogos de suas competições, incluindo a Liga das Nações e a Liga dos Campeões.
A medida entrará em vigor já nas partidas das seleções europeias na Liga das Nações, na próxima semana, nos países em que as autoridades autorizarem eventos com público.
O número de torcedores será limitado a 30% da capacidade do estádio e, neste primeiro momento, não será autorizada a presença de torcedores da equipe visitante.
Em nota, a Uefa afirmou que tanto a admissão de torcedores nos estádios quanto o limite de lotação estão sujeitos à decisão das autoridades locais.
Assista e leia também:
Brasil: Estádios de futebol não receberão torcida nos próximos 30 a 40 dias, diz Feldman
Mbappé testa positivo para Covid-19, segundo mídia francesa
Tribunal anula suspensão do Manchester City das competições europeias
“Os jogos não podem ser disputados com torcida quando as autoridades locais não o permitirem e o limite de 30% só pode ser atingido quando o limite estabelecido pelas autoridades locais não for inferior, caso em que tal limite seria aplicável”, disse a entidade, em nota.
O distanciamento social será obrigatório para os espectadores e medidas de precaução adicionais, como o uso de máscara, devem ser implementadas de acordo com as normas locais.
“A decisão é um primeiro passo sensato que coloca a saúde dos fãs em primeiro lugar e respeita as leis de cada país. Embora todos nós enfrentemos um inimigo comum, a Covid-19, diferentes países têm diferentes abordagens e diferentes desafios a qualquer momento”, disse o presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, também em nota.
“Esta decisão permite muito mais flexibilidade local para lidar com a admissão de torcedores do que anteriormente, respeitando sempre a avaliação das autoridades locais”, completou.
Teste na Supercopa
A entidade afirmou que o jogo da Supercopa, disputado em 24 de setembro – e no qual o alemão Bayern de Munique derrotou o espanhol Sevilla por 2 a 1 – funcionou como um teste bem-sucedido para a autorização da volta dos torcedores.
Nesta partida específica, disputada em Budapeste, na Hungria, foi autorizada a presença de 15,1 mil pessoas no estádio, pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus. O estádio Puskás Arena tem capacidade para 67,2 mil pessoas.