Sargento suspeito de movimentar dinheiro para Mauro Cid será ouvido pela CPMI do 8/1 na quinta-feira
Luis Marcos dos Reis irá para a Comissão na condição de testemunha; segundo a relatora, militar é "fundamental" para as investigações
O sargento do Exército Luis Marcos dos Reis será ouvido na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos de 8 de janeiro na próxima quinta-feira (24), . Ele irá depor na condição de testemunha.
Reis fazia parte da equipe de ajudantes de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e é suspeito de ter participado de movimentações atípicas de recursos para o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid.
O relatório que aponta as movimentações suspeitas foi encaminhado para a CPMI pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), na sexta-feira passada (11).
Segundo a relatora da CPMI, Eliziane Gama (PSD-MA), o sargento seria “responsável por atender demandas de Mauro Cid” e é peça “fundamental” para as investigações.
Reis foi preso em maio deste ano no âmbito das investigações de suposta adulteração de dados do cartão de vacinação de Bolsonaro.
Possibilidade de convocação de Ibaneis Rocha
Com a prisão do atual comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), Klepter Rosa, em operação da Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (18), voltou à tona a possibilidade de convocar ou convidar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) para prestar depoimento na CPMI.
Até o momento, existem pelo menos seis requerimentos protocolados na CPMI que pedem a convocação ou o convite do governador do DF, mas nenhum deles chegou a ser colocado em pauta para aprovação.
Além da falta de acordo entre os membros da comissão, o maior entrave está justamente na legalidade, ou não, da inquirição do governador. Isso porque não há no regimento das CPIs nada que restrinja o convite ou convocação de governadores.