Conheça Faiza Heidar, primeira técnica de um time masculino de futebol no Egito
Ex-jogadora faz histórica ao assumir o comando do Ideal Goldi, de Gizé, em um país onde o futebol continua sendo um esporte predominantemente masculino
Faiza Heidar cresceu jogando futebol nas ruas com os meninos até chegar ao posto de capitã da seleção feminina de futebol do Egito. Agora, ela se tornou a primeira mulher a treinar um clubes profissional masculinos do país.
Heidar foi contratada pelo Ideal Goldi, da quarta divisão, com sede na cidade de Gizé. “Geralmente há alguma zoação no início”, disse a profissional de 36 anos à agência Reuters. “Mas então eles percebem que vão aprender algo, que vão desenvolver suas habilidades.”
Assista e leia também:
CBF define diária e premiação igual para mulheres e homens na seleção brasileira
Acusado de agredir ex-namorada, Boateng será julgado em tribunal de Munique
Ela disse que foi a primeira técnica egípcia – entre homens e mulheres – a ganhar o status de Premier Skills Coach Educator, um certificado emitido pela Premier League da Inglaterra.
O futebol continua sendo um esporte predominantemente masculino no Egito.
“Eu dizia para ela não ir. Ela dizia: ‘Não, eu vou.’ Ela amava o esporte”, disse a mãe de Heidar, Khodra Abdelrahman. “Eu a deixei ir e orei para que Deus a ajudasse. E ela foi e se saiu muito bem.”