Torcedores do Vasco encontram e reformam local de fundação do time no Rio
Durante a pandemia da Covid-19, os Guardiões da Colina se organizaram para transformar de vez o endereço onde a ata de fundação foi assinada, em 1898
Um grupo de torcedores do Vasco, oriundo das arquibancadas, decidiu resgatar a história do time durante a pandemia. Os Guardiões da Colina encontraram o local de fundação, no centro do Rio de Janeiro.
Cerca de 85 vascaínos fazem parte dos Guardiões. Um grupo autointitulado político, formado por torcedores de todas as idades, que nasceu em 2017 com o intuito de se engajar na “polarização e democratização politica” do clube do coração.
Durante a pandemia da Covid-19, os Guardiões da Colina se organizaram para transformar de vez o endereço onde a ata de fundação foi assinada, em 1898, na Saúde, centro da capital carioca. Porém, o imóvel estava para alugar, prestes a se tornar uma lotérica. O proprietário, no entanto, comprou a ideia do grupo e cedeu às propostas em meados de julho.
O prédio, de quatro andares, está sendo reformado pelo grupo, com o objetivo de se tornar como um museu para outros cruz-maltinos, com exposição de objetos simbólicos. O valor de entrada que possivelmente poderá ser cobrado, será diretamente revertido para a manutenção e reforma do local. A produção está sendo divulgada nas redes sociais.
Segundo Fabio Monteiro, um dos quatro líderes dos Guardiões, pretendem oferecer o projeto para o Vasco, de forma que seja unido ao time. Caso recusem após o término das reformas, irão manter sob sub responsabilidade.