O que esperar da apuração nos 4 estados que podem decidir a presidência dos EUA
Arizona, Geórgia, Nevada e Pensilvânia retomaram contagem de votos neste sábado (7) e divulgarão resultados parciais ao longo do dia; saiba o que falta apurar
Quatro dias depois da votação presidencial nos Estados Unidos, a disputa pela Casa Branca continua indefinida, já que a apuração em quatro estados decisivos ainda não foi concluída.
Acompanhe a apuração dos votos nos EUA em tempo real
Os votos – e os delegados – que estão em jogo em Arizona, Geórgia, Nevada e Pensilvânia serão fundamentais para determinar quem comandará o país pelos próximos quatro anos.
Com base nas projeções da CNN, Joe Biden atualmente lidera a corrida pela presidência, com 253 votos no colégio eleitoral contra 213 do presidente Donald Trump. Para ser eleito presidente, um candidato precisa de 270 delegados nesse órgão.
Saiba o que esperar da apuração nesses quatro estados:
Pensilvânia
Falta contar 89.282 votos em toda a Pensilvânia, de acordo com o site do governo do estado. Isso representa cerca de 3,39% de todas as cédulas enviadas pelo correio.
Além disso, 101.421 cédulas provisórias foram emitidas no dia da eleição, de acordo com dados de 55 condados fornecidos ao secretário de estado da Pensilvânia. Eles trabalham para obter dados sobre essas cédulas e as cédulas segregadas de todos os 67 condados.
Na Filadélfia, maior cidade da Pensilvânia, os trabalhadores da autoridade eleitoral ainda analisam as últimas 20.000 a 25.000 cédulas, de acordo com um funcionário municipal.
Essas cédulas são as mais difíceis de serem contabilizadas, já que possuem problemas como assinatura no lugar errado ou um código de barras errado digitalizado. Essas cédulas foram preparadas ao longo da noite e começaram a ser contadas às 7h (9h, em Brasília).
Assista e leia também:
Vantagem de Biden sobre Trump sobe na Pensilvânia e Geórgia, mas cai no Arizona
EUA: Entenda as regras para a recontagem dos votos na Geórgia e na Pensilvânia
‘Nós vamos ganhar a eleição com uma clara maioria’, diz Joe Biden em discurso
Trump: ‘Biden não deveria se dizer presidente, os processos estão só começando’
No condado de Allegheny, a apuração será retomada às 9h (11h de Brasília). O trabalho deste sábado (7) se concentrará nas 29.000 cédulas que foram emitidas incorretamente. É preciso determinar se a cédula original incorreta foi devolvida, se a cédula atualizada foi devolvida ou se ambas foram devolvidas.
Acredita-se que apenas um pequeno número de cédulas incorretas tenha sido devolvido, mas todas precisam ser verificadas. Não há previsão sobre quanto tempo o processo pode demorar e não há decisão sobre quando o condado divulgará os novos resultados.
Geórgia
Existem cerca de 12.770 cédulas provisórias ainda pendentes em todo o estado.
De acordo com o último relatório do secretário de estado, havia também 8.400 cédulas de militares e emitidas no exterior que poderiam ter sido recebidas pelo estado até as 17h (19h de Brasília) de sexta-feira (6). Mas não está claro quantas dessa cédulas foram retornadas ao estado.
Por volta das 3h (5h, de Brasília), o Condado de Fulton, onde fica a cidade de Atlanta, atualizou seus resultados, aumentando a vantagem de Biden.
Já no condado de Gwinnett um total de 535 votos por correio que exigiram uma checagem da assinatura e 3 votos de militares no exterior serão contados neste sábado (7).
Leia também:
Cédulas provisórias, militares e tardias; entenda os termos eleitorais nos EUA
Arizona
Falta contabilizar 173.000 cédulas em todo o estado, de acordo com o secretário de estado do Arizona. Isso inclui 47.000 cédulas provisórias que não podem ser contadas até terça-feira (10).
As próximas atualizações da apuração dos votos serão liberadas às 11h (13h, em Brasília) e às 21h00 (23h, em Brasília).
Nevada
A diretora de comunicações do estado, Jennifer Russell, disse à CNN que há 124.500 votos pendentes em Nevada. Existem também 60.000 cédulas provisórias.
Além disso, 90% das cédulas a serem contadas estão no Condado de Clark, onde fica a cidade de Las Vega, a maior do estado.
As próximas atualizações na contagem estão marcadas para o meio dia (14h, em Brasília) e para 19h00 (21h, em Brasília).