Joe Biden vence no Maine e conquista mais 3 delegados do colégio eleitoral
O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos agora soma 227 votos conta 213 de Donald Trump; são necessários 270 para conquistar eleição
O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, foi declarado vencedor na disputa pelo estado do Maine nesta quarta-feira (4) e agora soma 227 votos no colégio eleitoral contra 213 do republicano Donald Trump. Para vencer a eleição são necessários 270 delegados neste órgão.
Com 77% das urnas apuradas, Biden tem 359.207 (54,2%) votos no estado contra 282.959 (42,7%) de Trump, segundo o Edison Research.
O democrata recebeu dois delegados no colégio eleitoral por ter vencido na votação popular e mais um pelo trunfo no primeiro distrito congressional do estado.
Assista e leia também:
Acompanhe ao vivo a apuração de votos nos EUA
Trump contesta apuração após perder liderança em estados-chave
O que pode acontecer se o resultado da eleição dos EUA for contestado?
Veja as principais projeções da CNN na apuração das eleições nos EUA
Ainda não há uma definição sobre o segundo distrito congressional do Maine, que dará mais um delegado no colégio eleitoral. Até o momento, com 53,7% dos votos desse distrito apurados, Trump tem 51,4% contra 45,1% de Biden.
Em 2016, a democrata Hillary Clinton conquistou 48% dos votos no Maine e ficou com 3 delegados do estado. Já Trump teve 45% dos votos e ficou com um delegado.
O Maine é um dos dois estados norte-americanos, ao lado de Nebraska, que permite a divisão de seus delegados no colégio eleitoral entre o vencedor da votação popular e os vencedores das votações nos distritos congressionais.
(Com informações da Reuters e da CNN)