Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘O novo consumidor quer empresas conscientes’, diz Maurício Pestana

    CEO da Revista Raça analisou como empresas podem adotar ações antirracistas; confira o programa na íntegra

    Da CNN, em São Paulo

    O CNN Nosso Mundo desta sexta-feira (28) entrevistou o jornalista e CEO da Revista Raça, Maurício Pestana, que falou sobre como empresas podem adotar ações antirracistas em um mundo onde “ainda enfrentamos a normalização do racismo”.

    Negros e negras representam hoje 55,8% da população brasileira e já ocupam a maioria dos bancos nas instituições de ensino superior da rede pública. O mundo corporativo, entretanto, está longe de conseguir reproduzir números como esses em seus quadros de funcionários. 

    O novo consumidor quer empresas conscientes

    Maurício Pestana

    Uma pesquisa feita pelo instituto Locomotiva e a Central Única das Favelas (Cufa) com 3.100 pessoas, com idades entre 16 e 69 anos, mostra que 91% dos entrevistados concordam que uma pessoa branca tem mais chances de conseguir emprego que uma negra.

    O mesmo levantamento aponta que 66% dizem ter chefes brancos e 46% reconhecem a ausência de diversidade nas empresas, enquanto 76% dos entrevistados negros afirmam conhecer alguém que já sofreu preconceito ou discriminação no ambiente de trabalho.

    Recentemente, Pestana lançou o livro “A Empresa Antirracista”. Em diálogo com executivos nacionais e estrangeiros, o escritor se propõe a pensar o tema da discriminação no mercado de trabalho e a celebrar programas de ações afirmativas adotados por corporações globais.

    Para o escritor, as “cotas universitárias ainda vão refletir no mercado”, mas é importante uma conscientização da sociedade, pois “a questão racial não será resolvida apenas pelos negros”.

    Se você não tem diversidade, não tem sustentabilidade

    Maurício Pestana

    Pestana é jornalista, publicitário, cartunista e escritor, e referência na produção de materiais didáticos nas áreas de diversidade, cidadania e direitos humanos. Ele foi secretário de Promoção da Igualdade Racial da cidade de São Paulo e, atualmente, é diretor-executivo da Revista Raça.

    Ele foi entrevistado por Carol Nogueira, Thais Herédia e Rita Wu, e quem comandou a atração foi Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.

    CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

    *Editado por Daniel Fernandes

    Tópicos