Em meio a pressões sobre margens de lucro, Tesla corta preços de duas versões do Model Y na China
Venda de veículos fabricados pela montadora na China caíram 31%, aponta pesquisa
A Tesla disse nesta segunda-feira (14) que cortou os preços na China para duas versões do Model Y.
Os preços e o baixo fluxo de vendas têm prejudicado as ações em razão de preocupações sobre maiores pressões em relação as margens de lucro da montadora de carros elétricos.
A Tesla reduziu os preços iniciais de ambos os modelos em 14 mil yuanes (R$ 9540). O preço inicial do Model Y Long Range caiu 4,5%, para 299,9 mil yuanes (R$ 204,38 mil), e o do Model Y Performance é agora de 349,9 mil yuanes (R$ 238,45 mil), uma queda de 3,8%.
No mesmo anúncio, a Tesla afirmou que oferecerá subsídios de seguro no valor de 8 mil yuanes (R$ 5450) para compradores das versões básicas com tração traseira do Model 3 entre 14 de agosto e 30 de setembro.
Pressão por lucros
Os cortes de preços da Tesla seguem ações semelhantes do mês passado, apesar de uma promessa feita junto de outras empresas na China de evitar “preços anormais”, o que alguns pensaram sinalizar uma trégua nas guerras de preços que ameaçaram a lucratividade do setor.
O analista da Evercore ISI, Chris McNally, disse que espera cortes de preços selecionados semelhantes nos Estados Unidos e na Europa e que isso pode levar a cerca de 1 ponto percentual de pressão sequencial nas margens do terceiro trimestre.
As ações recuavam 2,5% em Nova York.
Em julho, o presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, disse que novos cortes de preços eram uma possibilidade, mesmo que isso diminuísse as margens da montadora.
Conheça os modelos da Tesla
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Conheça os veículos elétricos da Tesla disponíveis no mercado • Pixabay
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Modelo S, lançado em 2012 • Divulgação/ Tesla
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Modelo X, lançado em 2015 • Divulgação/ Tesla
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Modelo 3, lançado em 2017 • Divulgação/ Tesla
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Modelo Y, lançado em 2019 • Divulgação/ Tesla
A Tesla reduziu os preços de seus veículos várias vezes nos Estados Unidos, na China e em outros mercados desde o final do ano passado e deu outros incentivos para reduzir o estoque, tentando se proteger contra a concorrência e a incerteza econômica.
As vendas de veículos da Tesla fabricados na China caíram 31% em julho em relação a junho, de acordo com dados da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros no início de agosto, marcando seu primeiro declínio mensal desde dezembro.