Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Winston Groom, autor do livro ‘Forrest Gump’, morre aos 77 anos

    Obra de maior sucesso do romancista inspirou o filme 'Forrest Gump - o contador de histórias', com Tom Hanks

    Winston Groom, romancista norte-americano e autor do livro Forrest Gump – que inspirou o filme Forrest Gump – o contador de histórias (1994) – morreu aos 77 anos.

    Karin Wilson, prefeita de Fairhope, no estado do Alabama, onde nasceu o autor, disse à CNN que a família de Groom informou o gabinete dela sobre a morte.

    “Não tenho detalhes agora, mas ele morreu na noite [de quarta-feira, 16], afirmou Wilson. “Estamos extremamente tristes em saber disso. Ele é definitivamente um ídolo aqui.”

    Assista e leia também:
    Bienal do Livro de São Paulo de 2020 acontecerá de forma virtual
    Em livro, Trump admite ter minimizado ameaça do novo coronavírus
    ‘A literatura é uma vacina contra o medo’, diz Fabrício Carpinejar

    Groom se formou na Universidade do Alabama em 1965 e depois serviu durante quatro anos ao Exército dos EUA, o que incluiu uma passagem pela Guerra do Vietnã. Ao voltar para casa, ele atuou como repórter do jornal Washington Star, antes de começar a escrever livros, segundo a faculdade.

    Maior sucesso da carreira

    Forrest Gump foi o maior sucesso do autor. A obra foi adaptada para os cinemas, com o ator Tom Hanks no papel do protagonista, e ganhou seis Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado. Em 1995, Groom publicou uma sequência intitulada Gump and Co.

    A governadora do Alabama, Kay Ivey, prestou uma homenagem ao romancista em sua conta no Twitter, chamando-o de “um dos escritores mais talentosos” do estado.

    “Embora seja lembrado pela criação de Forrest Gump, Winston Groom foi um jornalista talentoso e um autor notável da história norte-americana. Nossos corações e orações à família”, escreveu Ivey.

    Além de Forrest Gump, Groom também escreveu obras de não ficção sobre vários assuntos, como a Guerra Civil dos EUA. 

    O livro Conversations with the enemy (Conversas com o inimigo, em tradução livre), que conta a história de um fuzileiro naval norte-americano durante a Guerra do Vietnã, foi finalista do prêmio Pulitzer (maior prêmio do jornalismo) em 1984, na categoria não ficção geral.

    (Texto traduzido. Leia o original em inglês.)

    Tópicos