Instagram testa recurso que deixa usuários decidirem se querem ver curtidas
Opção estará disponível para um pequeno número de usuários em todo o mundo
O Instagram está testando um recurso que deixará os usuários decidirem se querem esconder as curtidas em suas próprias postagens ou nas postagens de pessoas que eles seguem.
Inicialmente, a opção será oferecida a um pequeno grupo de pessoas de todo o mundo, nesta quarta-feira (14). Os usuários também poderão optar pelo modo antigo, que inclui a visualização das curtidas.
O Instagram começou a testar a opção de esconder as curtidas em postagens em 2019, primeiro no Canadá e, depois, ao redor do mundo. Enquanto os seguidores não podiam mais ver o número total de curtidas que uma postagem recebeu, os donos da conta ainda conseguiam, segundo o Instagram anunciou na época. Quem clicasse, poderia ver a lista completa de contas que curtiram a postagem, mas não poderiam ver o número total de likes.
O teste foi feito “para entender se isso aliviava um pouco da pressão” para usuários, quando eles postam na plataforma, conforme um porta-voz do Facebook, empresa proprietária do Instagram. Algumas pessoas consideraram que o recurso seria benéfico, mas outras ainda queriam ver a contagem de curtidas, para identificar o que estava popular, disse o porta-voz.
Curtidas, que parecem como corações no Instagram, têm sido uma métrica essencial para criar engajamento na plataforma. No entanto, elas também fizeram com que alguns usuários conectassem sua autoestima à quantidade de likes recebidos.
Em março, o Instagram brevemente escondeu as curtidas de alguns de seus usuários, depois que a companhia acidentalmente expandiu seu teste de longa duração deste recurso. Como resultado do acidente, muitos usuários da rede social disseram ter visto a mudança nos seus perfis, com o número de curtidas substituído pela frase “[nome do usuário] e outros]”, perto do ícone de coração.
O experimento com o novo recurso será feito, inicialmente, apenas no Instagram, mas a companhia também estuda oferecer uma experiência similar para o Facebook, de acordo com o porta-voz.