Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Astronautas podem votar do espaço; entenda como

    Astronautas usam credenciais específicas e enviam o voto por e-mail

    Scottie Andrew, , da CNN

    Milhões de cidadãos americanos votarão pelos correios ou presencialmente para eleger o próximo presidente dos Estados Unidos. Mas pelo menos um voto será emitido a mais de 300 quilômetros da superfície terrestre.

    A astronauta da NASA e engenheira Kate Rubins planeja votar enquanto estiver na Estação Espacial Internacional, afirmou a NASA para a CNN

    Rubins, juntamente com dois cosmonautas russos, passará seis meses no espaço como parte da equipe da Expedição 63/64. Com a partida prevista para outubro, ela estudará o “uso de átomos resfriados a laser para futuros sensores de quantums” e conduzir experimentos cardiovasculares na estação espacial.

    Mas ela também terá tempo para votar. Ela enviou seu voto do espaço em 2016, disse a NASA, quando ela também estava pesquisando na estação espacial. Durante essa missão, ela se tornou a primeira pessoa a sequenciar DNA no espaço.

    Leia também:
    Google vai barrar anúncios eleitorais após eleição americana
    Cientista brasileira da Nasa explica projeto que pretende levar 1ª mulher à Lua
    Minilua ou lixo espacial? Objeto que se aproxima da Terra intriga cientistas

    Como votar do espaço

    Astronautas registrados para votar no estado do Texas ganharam o direito de votar do espaço em 1997, quando legisladores do espaço permitiram que eles pudessem enviar sua cédula eletronicamente de fora do planeta, caso estivessem em missões espaciais durante as prévias ou no dia da eleição, de acordo com o Museu Nacional do Ar e do Espaço. O Centro Espacial Johnson da Nasa é localizado em Houston, então a maioria dos astronautas moram na cidade e são registrados para votar no condado de Harris, onde está a cidade.

    O processo do voto espacial funciona assim, de acordo com a NASA: o cartório do condado de Harris envia uma cédula eletrônica segura para o Centro de Controle de Missões do Centro Espacial Johnson da Nas. Os astronautas, usando credenciais específicas, acessam sua cédula e registram o voto, que é enviado por e-mail de volta para o cartório.

    A CNN contatou o cartório do condado de Harris para mais informações sobre como o voto interestelar vai funcionar em 2020 e está aguardando resposta.

    (Texto traduzido do inglês, clique aqui para ler o original)

    Tópicos