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    Fotógrafa inverte papéis em ensaio para desafiar as noções do olhar masculino

    Em “The Smothering Dream", Yushi Li retrata homens como objeto de desejo das mulheres

    Stephy Chungda CNN

    Um grupo de homens está deitado ao pé de um sofá, seus corpos nus em um tapete de pétalas de rosa. Alguns olham para a protagonista da fotografia, uma mulher asiática com um vestido verde-limão, deitada no sofá acolchoado. Outros desviam o olhar, aparentemente indiferentes, como se estivessem presos em algum tipo de feitiço nebuloso.

    Apesar da encenação delicada da fotógrafa chinesa Yushi Li, o título da fotografia, “The Smothering Dream” (O Sonho Sufcante, em tradução livre), sugere que algo mais sinistro está em jogo.

    Fazendo referência à obra de 1888 do pintor holandês Lawrence Alma-Tadema, “The Roses of Heliogabalus” (As Rosas de Heliogábalo, em tradução livre), na qual um imperador romano assiste enquanto os inocentes convidados do banquete sufocam lentamente em flores, a tomada moderna de Li – filmada em um cenário repleto de cores pastel e móveis delicados – é igualmente enganosa à primeira vista.

    Li não é apenas a fotógrafa, mas também a musa no centro da imagem.

    “Fiz esse sonho muito rosa e kitsch”, disse, descrevendo a sala de estar de Londres em uma entrevista por telefone. “Mas por baixo disso, há, tipo, algum tipo de violência. É uma fantasia de amor e erotismo… sufocando esses homens que eu desejo.”

    Realizado em 2022, “The Smothering Dream” foi recentemente exibido na Photofairs Shanghai como parte de uma exposição coletiva chamada “A Quiet Gaze” (Uma Olhar Silencioso, em tradução livre). Foi um título adequado para mostrar o trabalho de uma artista para quem a análise dos olhares masculino e feminino tem sido um tema recorrente.

    “After the Dream” faz parte de uma série de fotografias do “Paintings, Dreams and Love”, da fotógrafa chinesa Yushi Li / Yushi Li

    O portfólio mais amplo de imagens subversivas de Yushi Li Li inclui retratos nus suavemente iluminados de estranhos que ela observou por meio de um aplicativo de namoro – uma série intitulada “My Tinder Boys” (Meus Meninos do Tinder).

    Sem roupas e, portanto, sem caráter, ela disse, os homens relaxam suas casas fazendo tarefas banais: um pega uma melancia fresca, enquanto outro equilibra casualmente um prato de espaguete sobre suas partes íntimas.

    A série é em parte uma resposta a imagens eróticas que objetificam as mulheres que são historicamente onipresentes na arte, nas propagandas e na fotografia.

    Quando Li começou a série em 2017, ela notou uma falta de imagens retratando homens nus como objetos de desejo do ponto de vista de uma mulher.

    Depois que alguns confundiram seu trabalho como realizado por um fotógrafo homem, ela começou a se inserir nas fotos – completamente vestida ao lado de contrapartes nuas, e muitas vezes a única pessoa olhando diretamente para a câmera.

    “Em vez de ser uma coisa passiva, ‘observada’, eu quero ser quem está no controle, que está criando a história, que está expressando a fantasia”, disse Li.

    Suas imagens também repeliram a fetichização de longa data de mulheres asiáticas, muitas vezes por homens ocidentais, algo que Li disse ter experimentado em primeira mão: “Sou uma pessoa pequena e pareço quieta, então meio que me encaixo no estereótipo.”

    Li, que nasceu na província chinesa de Hunan e agora vive no Reino Unido. Ela disse que se sente lisonjeada quando as mulheres a procuram online para dizer que se sentem fortalecidas por suas fotos.

    “Como mulher, especialmente como asiática ou chinesa, você [deve ser capaz de] sentir que também pode expressar seu desejo erótico.”

    Quem está no poder?

    Li ficou fascinada com a forma como a ideia do olhar se tornou, hoje, “menos binária”.

    Ela também tem examinado e brincado com a maneira como as pinturas clássicas retratam a dinâmica do poder, retratos do desejo e representações do corpo.

    Ela traz essas ideias para “Paintings, Dreams and Love” (Pinturas, Sonhos e Amor, em tradução livre), um projeto em andamento ao qual “The Smothering Dream” pertence.

    Li fixa os olhos no espectador em sua interpretação de 2019 da pintura de Henry Fuseli de 1781, “The Nightmare” / Yushi Li

    Outras fontes de inspiração incluem “The Nightmare”(O Pesadelo, em tradução livre), de 1781, do pintor suíço Henry Fuseli, que mostra um íncubo agachado ameaçadoramente sobre uma mulher adormecida, e “The Death of Actaeon” (A Morte de Actaeon, em tradução livre), pintura a óleo do século XVI do pintor renascentista Ticiano da deusa romana da a caça, Diana, transformando o herói tebano em um veado que é morto por seus próprios cães.

    Nas reinterpretações de Li, ela está no controle total. No primeiro, ela usa uma gola rulê justa e vermelha enquanto se senta casualmente em uma figura masculina desavisada, frustrando a ideia de sedução.

    No último, ela faz uma pose calma e calculada, apontando um arco e flecha para um homem nu em uma janela. Mas o controle, diz Li, é subjetivo em imagens onde vários olhares podem coexistir.

    “Alguns desses homens [nas fotos] também olham para mim, e o espectador também olha para todos nós”, disse.

    A era da internet, ela acrescentou, apenas complicou ainda mais as coisas.

    “Agora você pode olhar para tantas coisas instantaneamente, em qualquer lugar, ou em qualquer lugar, quando quiser… é algo muito diferente, não é [só] uma coisa física, é uma coisa digital”, disse.

    “Também tem o olhar do algoritmo, e o olhar da tela que se reflete quando você olha para ela… a internet (significa) que estamos mais sujeitos ao olhar, de certa forma.”

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