Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia tenta ampliar cooperação militar com Coreia do Norte, diz funcionário da Casa Branca

    Informações teriam sido apuradas pela inteligência dos EUA, de acordo com integrante do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos; comitiva russa visitou Pyongyang recentemente

    Sam Fossumda CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='2573001' html_id_prefix='featured_' ]

    Os EUA temem que a Coreia do Norte esteja considerando fornecer ajuda letal à Rússia. A inteligência americana descobriu que o Kremlin procura aumentar a cooperação militar entre as duas nações para ajudar a invasão em grande escala do presidente russo Vladimir Putin na Ucrânia. A informação foi confirmada por John Kirby, o Coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional dos EUA.

    “Nossas informações indicam que a Rússia está buscando aumentar a cooperação militar com a (República Popular Democrática da Coreia), por meio da venda de munições de artilharia da RPDC, novamente, para a Rússia”, disse Kirby.

    Os comentários foram feitos depois que o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, visitou recentemente a Coreia do Norte como parte do 70º aniversário do armistício da Guerra da Coreia.

    Rússia diz ter derrubado sete drones perto de Moscou

    “Este é mais um exemplo de quão desesperado o Sr. Putin está se tornando, porque sua máquina de guerra está sendo afetada pelas sanções e pelos controles de exportação”, acrescentou Kirby, dizendo que as autoridades russas também estão entrando em contato com o Irã e a China.

    Durante a visita de Shoigu na semana passada, o líder norte-coreano Kim Jong Un deu a ele um passeio por uma exposição de defesa em Pyongyang, com imagens da mídia norte-coreana mostrando-os passando por uma série de armas, desde mísseis balísticos com capacidade nuclear de Pyongyang até seus mais novos drones.

    Numa recepção de Estado a Shoigu e à delegação russa, numa referência à guerra na Ucrânia, o ministro da Defesa norte-coreano, Kang Sun Nam, manifestou o total apoio de Pyongyang “à luta justa do exército e do povo russo para defender a soberania e a segurança do país”, de acordo com um relatório da Agência Central de Notícias Coreana, estatal.

     

    Tópicos