Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Igreja Católica precisa ser “purificada” após escândalos sexuais, diz papa

    Durante pronunciamento na Jornada Mundial da Juventude, que teve início nesta quarta-feira em Portugal, pontífice se pronunciou sobre os seguidos casos de abusos relatados contra integrantes do Vaticano nas últimas décadas 

    Da Reuters

    O papa Francisco, que falou meses depois de um relatório contundente sobre abuso sexual em Portugal, disse nesta quarta-feira (02) que a Igreja deve se submeter à “purificação humilde e constante”, e sempre ouvir as vítimas.

    O pontífice fez suas observações em uma missa de vésperas no Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, onde há seis meses um relatório de uma comissão disse que pelo menos 4.815 menores foram abusados sexualmente pelo clero — a maioria deles padres — ao longo de sete décadas.

    Falando a bispos, padres e freiras, Francisco falou sobre o “crescente distanciamento da prática da fé” de hoje, dizendo que foi acentuado pela decepção e raiva generalizadas com a crise global de abuso e outros escândalos.

    A frequência à igreja caiu em toda a Europa e muitos católicos têm dito que perderam a confiança na Igreja por conta dos escândalos de abuso.

    Papa Francisco passa por cirurgia “sem complicações”

    Na Alemanha, houve cancelamento recorde no registro de católicos, citando a crise de abusos, escândalos financeiros e o que eles veem como abertura insuficiente para membros da comunidade LGBT e mulheres.

    A crise “nos chama a uma purificação humilde e constante, partindo do grito angustiado das vítimas, que devem ser sempre acolhidas e ouvidas”, disse Francisco.

    Espera-se que o papa se encontre em particular com vítimas de abuso durante sua viagem, que termina no próximo domingo.

    (Publicado por Fábio Mendes)

    Tópicos