Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Em discurso, Aras destaca ações da PGR e fala em despedida em setembro

    Procurador-geral da República também prestou solidariedade a ministros do STF “vítimas de ataques”

    Lucas Mendesda CNN , Em Brasília

    O procurador-geral da República, Augusto Aras, fez uma fala nesta terça-feira (1º) em que listou um breve balanço de sua gestão e sinalizou que poderá se despedir do cargo em 26 de setembro.

    Na data, se encerra seu segundo mandato à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR). A escolha do novo PGR cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Não há impedimento para Aras ser reconduzido.

    Vídeo – Lula quer tratar de sucessão de Augusto Aras com STF, dizem fontes

    “Registrando que essa fala talvez seja aquela que posso fazê-lo antes da minha despedida em 26 de setembro, vindouro”, afirmou.

    A declaração de Aras foi feita no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), durante sessão de abertura do semestre do Judiciário.

    Em sua fala, Aras destacou o papel democrático do Ministério Público Federal (MPF).

    “O Ministério Público reafirma seu compromisso com a defesa democrática do Estado de Direito e com nossa visão garantista e republicana, que cumpre o devido processo legal, em que se respeita a independência e harmonia dos Poderes”, declarou.

    Aras também fez referência ao episódio de hostilização ao ministro Alexandre de Moraes, na Itália.

    “Emprestamos antes e agora ratificamos nossa solidariedade a todos os membros dessa Corte que foram vítimas de ataques, agressões, seja em território nacional, seja alhures e, por isso, adotamos as providências para apurar responsabilidades”.

    Aras também disse que a PGR “prosseguirá” tendo seu espírito “pautado pelo respeito à Constituição e às leis, instituições”.

    Tópicos