Brasil e Japão fazem acordo sobre suspensão a exportações de frango por gripe aviária
Medida ficará limitada apenas aos municípios onde houver detecção de focos da doença
Autoridades brasileiras e japonesas acordaram que a suspensão da exportação de frango e ovos ao país asiático ficará limitada apenas aos municípios onde houver detecção de focos da gripe aviária, conforme comunicado do Ministério de Agricultura nesta sexta-feira (28).
O anúncio vem depois de o Japão ter suspendido as importações de frango dos estados do Espírito Santo e de Santa Catarina após detecção de casos de gripe aviária em fazendas não comerciais.
No Espírito Santo, foi confirmado casos da doença em aves domésticas no município de Serra. O governo brasileiro contestou a decisão de embargo dos japoneses para as exportações de aves e ovos do estado por não haver uma previsão regulatória que interrompa o comércio nesse tipo de situação.
Neste mês, a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) da Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina confirmou de um foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP) no município de Maracajá, que fica na região de Criciúma. Uma ave doente foi encontrada dentro de uma criação de fundo de quintal.
Não há descontrole da gripe aviária no Brasil, diz pesquisador
*Com informações da Reuters e de Basília Rodrigues, da CNN