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    Aviões da Nasa podem reinventar as viagens comerciais até 2030

    Gigante do ramo de exploração espacial se unirá com a Boeing para produzir aeronaves mais eficientes em termos de combustível e mais sustentáveis

    Maureen O'Hareda CNN

    Novas pinturas elegantes foram reveladas para dois dos projetos de aeronaves mais quentes da NASA. Esses próximos aviões querem ser a próxima geração de voos sustentáveis ​​– e também ter uma boa aparência ao fazê-lo.

    Primeiro, há o X-66A, que a NASA está preparando junto com a Boeing como parte de seu projeto Demonstrador de Voo Sustentável. Os gigantes aeroespaciais dos EUA querem construir, testar e pilotar uma aeronave de corredor único com redução de emissões antes do final da década. O X-66A é o demonstrador em escala real no qual eles farão tudo isso.

    “É nosso objetivo que a parceria da NASA com a Boeing para produzir e testar um demonstrador em grande escala ajude a criar futuros aviões comerciais mais eficientes em termos de combustível, com benefícios para o meio ambiente, a indústria da aviação comercial e passageiros em todo o mundo”, disse a NASA Administrador Bill Nelson em uma declaração em janeiro. “Se tivermos sucesso, poderemos ver essas tecnologias em aviões que o público levará aos céus na década de 2030.”

    O projeto no qual a NASA e a Boeing estão trabalhando pode reduzir o consumo de combustível e as emissões em até 30% em comparação com as aeronaves mais eficientes de hoje, segundo a agência.

    É chamado de conceito Transonic Truss-Braced Wing, que se baseia em asas finas e alongadas estabilizadas por suportes diagonais que conectam as asas à aeronave. A forma do design cria menos arrasto, o que significa queimar menos combustível.

    A nova pintura foi revelada na EAA AirVenture Oshkosh e apresenta um corpo branco com uma cauda listrada de azul, laranja e vermelho.

    ‘Uma aeronave experimental’

    “Esta é uma aeronave experimental”, disse Bob Pearce, administrador associado da NASA para o Aeronautics Research Mission Directorate, em janeiro. “Este não é um desenvolvimento comercial de uma aeronave na qual os passageiros vão voar hoje. E a razão pela qual precisamos fazer isso é porque essa é uma tecnologia de alto risco. Estamos tentando validar a tecnologia.”

    O primeiro voo de teste deste demonstrador em grande escala está programado para ocorrer em 2028. A NASA espera que um dia a tecnologia sirva cerca de metade do mercado comercial por meio de aeronaves de corredor único de curta a média distância.

    As companhias aéreas dependem em grande parte de aeronaves de corredor único, que representam quase metade das emissões da aviação em todo o mundo, de acordo com a NASA. A Boeing estima que a demanda pela nova aeronave de corredor único aumentará em 40.000 aviões entre 2035 e 2050.

    O objetivo é que a tecnologia atenda cerca de 50% do mercado comercial por meio de aeronaves de corredor único de curta a média distância, disse Nelson.

    Os outros aviões para obter um novo visual são as aeronaves elétricas híbridas que a GE Aerospace e a magniX estão desenvolvendo como parte do projeto Electrified Powertrain Flight Demonstration (EFPD) da NASA.

    O objetivo do projeto é viabilizar uma nova geração de aeronaves movidas a eletricidade. A NASA está colaborando com parceiros da indústria em novas tecnologias, incluindo motores, eletrônicos e materiais mais leves e eficientes que podem ajudar a melhorar a eficiência de combustível e reduzir as emissões.

    Mais testes de voo estão por vir

    Essas tecnologias serão testadas e demonstradas em aeronaves existentes modificadas.

    Um Saab 340B aprimorado, com pintura branca e azul, será usado para voos de teste e solo em um trem de força elétrico híbrido de classe megawatt sendo desenvolvido pela GE Aerospace. (Um trem de força, para os não iniciados, é o sistema que reúne todos os componentes para impulsionar um veículo para a frente). A NASA diz que os voos ocorrerão até meados desta década.

    Uma aeronave DeHavilland “Dash 7” modificada, com pintura vermelha e branca, abriga o trem de força híbrido da magniX e está fazendo parceria com a AeroTEC e a Air Tindi em voos de teste.

    Veja imagens do habitat que simula a vida em Marte construído pela Nasa:

    Espera-se que o projeto beneficie eventualmente aeronaves turboélice de curta distância – do tipo que transportam entre 30 e 70 passageiros – bem como aviões comerciais regionais de corredor único com capacidade para até 180 passageiros.

    A NASA diz que planeja realizar pelo menos duas demonstrações de voo nos próximos cinco anos para que as novas tecnologias possam ser introduzidas comercialmente nos Estados Unidos entre 2030 e 2035.

     

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