China e Taiwan se preparam para supertufão mais poderoso deste ano, com ventos de 230 km/h que podem varrer regiões
Entre as medidas tomadas pelo gigante asiático estão o pedido de suspensão da pesca e que os agricultores acelerem suas colheitas; Taiwan suspendeu os exercícios militares anuais
A China pediu aos barcos de pesca que procurem abrigo e aos agricultores que acelerem suas colheitas, enquanto Taiwan suspendeu os exercícios militares anuais à medida que o supertufão Doksuri se aproximava do leste da Ásia, potencialmente atingindo profundamente a China.
É provável que Doksuri seja o tufão mais poderoso a atingir a China até agora na temporada de tempestades deste ano. A China escapou por pouco do tufão Mawar, um dos ciclones tropicais mais fortes já registrados no mês de maio, que se dirigia para a China, mas depois virou para o norte em direção ao Japão antes de se dissipar.
Com quase 1.000 km de diâmetro, Doksuri deve passar por ilhas pouco povoadas na ponta norte das Filipinas até o meio da semana, enquanto ventos fortes e chuvas pesadas atingem Taiwan ao norte.
As autoridades filipinas já elevaram os níveis de alerta de tempestade na região da capital e em dezenas de províncias do norte, e começaram a retirar algumas comunidades costeiras no caminho da tempestade.
Atualmente com ventos de 223 quilômetros por hora, Doksuri chegará ao continente chinês em algum lugar entre as províncias de Fujian e Guangdong na sexta-feira (28), informou o Centro Meteorológico Nacional da China nesta terça-feira (25).
Embora se espere que Doksuri perca alguma força e aterrisse como tufão ou tufão severo, ele ainda atingirá as cidades chinesas com chuvas torrenciais e ventos fortes.
Fujian ordenou que todos os barcos de pesca offshore se refugiem no porto mais próximo até o meio-dia de quarta-feira (26) e disse aos agricultores para colherem seu arroz e outras safras que amadureceram.
Hong Kong suspenderá alguns serviços ferroviários de alta velocidade de quarta a sexta-feira entre a ex-colônia britânica e as cidades costeiras do continente, incluindo Xiamen, em Fujian.
Preocupado com as safras de grãos do outono, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China alertou na segunda-feira (24) que Doksuri pode ir para o interior, afetando as plantações de caule alto, como milho e até arroz nas áreas rurais.
Taiwan cancelou alguns de seus exercícios militares anuais na terça-feira por motivos de segurança, enquanto as autoridades intensificavam os preparativos para o que dizem ser o tufão mais prejudicial a atingir a ilha em quase quatro anos.
A agência meteorológica de Taiwan emitiu alertas marítimos e terrestres para o condado de Pingtun, no sul, e pediu às comunidades que se preparem para chuvas e ventos fortes.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”2296790″ title_galeria=”“Buraco para o Inferno”: poço de 10 mil metros na China”/]