Saiba como fazer dar certo uma sessão de “Barbenheimer”; filmes estreiam hoje
Filmes com astros como Margot Hobbie em "Barbie", e Cillian Murphy em "Oppenheimer", prometem ser a sensação cinematográfica dessas férias
Neste fim de semana, os filmes pertencem a bonecas e à perdição.
É o evento cinematográfico do momento: “Barbie”, de Greta Gerwig, e o épico “emocionalmente devastador” de três horas “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, estreiam nos cinemas nesta quinta-feira (20). Além de suas equipes criativas de prestígio, os filmes têm pouco em comum, mas cinéfilos de plantão estão dedicando um dia inteiro de suas vidas a ambos.
A sessão dupla “Barbenheimer” começou, como a maioria dos fenômenos, como um meme. Mas, à medida que mais pessoas tuitavam pôsteres feitos por fãs da Barbie de Margot Robbie sorrindo na frente de uma nuvem em forma de cogumelo, a ideia de passar um dia no cinema começou a soar como uma boa ideia.
Esta semana, cerca de 40 mil espectadores já compraram ingressos para ver os dois filmes no mesmo dia nos Estados Unidos – o dobro do número relatado na semana passada. Por lá o filme estrela na sexta (21).
É uma aposta que alguns especialistas da indústria esperam que possa dar ao negócio do cinema um impulso muito necessário depois que os lançamentos anteriores do verão no hemisfério norte tiveram retornos de bilheteria menos do que estelares.
Também é, talvez, uma necessidade, pois a Terra aquece a níveis históricos e as pessoas ficam inquietas com o calor perigoso na Europa e EUA. Mas deixe as reflexões sobre morte e destruição para as estrelas homônimas de ambos os filmes.
Aqui está a maneira por excelência de fazer um longa-metragem duplo de “Barbenheimer”, desde selecionar os horários de exibição até preencher o espaço entre os dois filmes e navegar pela ampla gama de emoções que ambos os filmes provocarão. Uma dica – definitivamente deixe “Barbie” por último.
“Barbenheimer” para iniciantes
Pronto para passar seis horas no cinema? Saiba o que você está procurando primeiro.
“Oppenheimer” é, segundo todos os relatos, um retrato marcante de um homem cujo brilhantismo causou uma destruição como o mundo nunca tinha visto. Também tem mais de três horas de duração, por isso exigirá alguma resistência mental e física por parte do espectador. É classificado como restrito pela nudez e linguagem, não pela violência.
“Barbie”, ostensivamente uma comédia, é um pouco mais misterioso – os trailers são cuidadosos em não revelar detalhes da trama, seja como Barbie acaba no mundo real e como Ken recupera seu ritmo – mas Gerwig e seu elenco encorajaram uma série de de reações, incluindo chorar, rir e chorar de rir. Também tem duração de menos de duas horas e é classificado de a partir de 13 anos, então espere insinuações.
- 1 de 15
Veja as fotos da produção "Barbie" • Divulgação/Warner Bros.
- 2 de 15
A atriz australiana Margot Robbie é a protagonista do filme • Divulgação/Warner Bros.
- 3 de 15
Ryan Gosling dá vida ao Ken • Divulgação/Warner Bros.
-
- 4 de 15
Kate Mckinnon é a "Barbie Estranha", mal tratada pelas suas donas • Divulgação/Warner Bros.
- 5 de 15
Simu Liu também está no elenco do novo filme de Greta Gerwig • Divulgação/Warner Bros.
- 6 de 15
Simu Liu, Margot Robbie e Ryan Gosling em cena • Divulgação/Warner Bros.
-
- 7 de 15
Issa Rae é a presidente Barbie • Divulgação/Warner Bros.
- 8 de 15
Simu Liu disse à “Vanity Fair” que Greta Gerwig quis trazer muita diversidade ao filme, muito pelo elenco escolhido. • Divulgação/Warner Bros.
- 9 de 15
Na trama, Barbie e Ken deixam a Barbie Land e embarcam em uma aventura no mundo real • Divulgação/ Warner Bros. Pictures
-
- 10 de 15
Excesso de rosa em “Barbie” levou à falta global de tinta desta cor, contou a designer do filme • Divulgação/Warner Bros.
- 11 de 15
Em entrevista à “Vogue” britânica, Margot Robbie admitiu que o filme “vem com muita bagagem e muitas conexões nostálgicas” para homenagear o legado da boneca. • Divulgação/Warner Bros.
- 12 de 15
A renomada figurinista na indústria cinematográfica Jacqueline Durran foi a encarregada de reproduzir alguns dos looks mais icônicos da Barbie • Divulgação/Warner Bros.
-
- 13 de 15
A trilha sonora de “Barbie” conta com músicas de Ava Max, Billie Eilish, Charli XCX, Dominic Fike, Dua Lipa, Fifty Fifty, Gayle, Haim, Ice Spice, Kali, Karol G, Khalid, Lizzo, Nicki Minaj, PinkPantheress, Ryan Gosling, Tame Impala e Kid Laroi. • Divulgação/Warner Bros.
- 14 de 15
“Barbie: The Album” será lançado em 21 de julho, quando chega aos cinemas do mundo inteiro. • Divulgação/Warner Bros.
- 15 de 15
"Barbie" chega aos cinemas brasileiros em 20 de julho • Divulgação/Warner Bros.
-
Leve guloseimas
Quer isso signifique levar um travesseiro e um cobertor para o máximo conforto ou pedir o maior pote de pipoca vendida na lanchonete, chegue ao cinema com tudo o que você precisa para aproveitar ao máximo sua sessão dupla.
Comece escolhendo o cinema perfeito. Você prefere os que tem assentos tão reclinados que você fica praticamente na horizontal? Ou, se houver um cinema independente perto de você, considere passar o dia lá para apoiá-lo.
Lanches são, claramente, uma obrigação. Alguns cinemas verificam suas bolsas na entrada para garantir que você não esteja comendo alimentos que eles não vendem. Outros não. Faça as mochilas adequadamente e, se for comprar no local, chegue cedo o suficiente para não perder a parte dos trailers.
Muitos cinemas permitem que os convidados levem cobertores ou outros acessórios confortáveis. Não se preocupe em adormecer no meio do filme – o design de som de “Oppenheimer” certamente não permitirá isso, especialmente se os espectadores assistirem em IMAX, como Nolan imaginou.
Quanto às roupas – calças de moletom respiráveis costumam ser a melhor opção quando você fica sentado por horas a fio. Elas também pegam convenientemente pipocas e balas que podem vir a cair ao longo do filme.
Veja “Oppenheimer” primeiro
Faça um favor a si mesmo e tire a experiência mais intensa do caminho primeiro, para não voltar para casa com o peso do destino da humanidade em sua mente.
“Barbie” deve ser uma visualização mais leve, então pense nisso como guardar a sobremesa para depois do jantar. Não que “Barbie” também não possa ser uma experiência cinematográfica satisfatória!
Aprenda com Tom Cruise, o salvador de bilheteria do verão passado e defensor do cinema pós-pandemia. Ele diz que está vendo “Oppenheimer” primeiro, na estreia na sexta-feira (21), e “Barbie” “logo depois”, para que ele experimente os dois com casas lotadas.
Programe-se
Se você preferir chegar ao cinema durante o dia e sair de noite, agende uma exibição de “Oppenheimer” no final da tarde para terminar com “Barbie” à noite. É possível, porém, se você assistir a uma matinê de “Oppenheimer” (quando os ingressos geralmente são mais baratos), você pode finalizar com “Barbie”.
E certifique-se de dar a si mesmo espaço suficiente entre os filmes para pensar no que viu, comer alguma coisa e dar alguns passos para que seu corpo se lembre de que não está dormindo. Alguns usuários do Twitter brincaram que marcaram uma bebida forte entre “Oppenheimer” e “Barbie” para afastar o medo existencial do primeiro antes da exploração existencial do último.
Se você tiver muito tempo entre os dois, disseque o primeiro filme com amigos durante uma refeição ou, se estiver sozinho, leia todas as aparições de celebridades que assinaram para um papel de uma linha no épico de Nolan.
Pausa para ir ao banheiro
A hidratação é fundamental – exceto quando você está sentado em um épico de três horas. Nem “Barbie” nem “Oppenheimer” parecem chatos, então antes de ambos os filmes, use o banheiro. Isso é particularmente importante antes de “Oppenheimer”, pois imagine se Nolan descobre que você deixou o filme dele para fazer xixi. O homem leva os filmes a sério.
Vá novamente entre “Oppenheimer” e “Barbie”. E recarregue os lanches e outros itens.
Faça uma sessão de férias dupla
Sua sessão dupla não precisa ser “Barbenheimer”. Há muitos filmes para combinar nestas férias: se você gosta de suspense, “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” é ótimo e pode ir bem com “Missão Impossível: Acerto De Contas Parte 1”.
Simulação de itinerário “Barbenheimer”
Acorde e prepare seus suprimentos duplos (recomendado: chocolate, moletom largo e suas meias mais felpudas).
10h50: Chegue 10 minutos antes para “Oppenheimer”, pegue uma pipoca extragrande e prepare-se para a aniquilação cinematográfica.
14h30: Relembre as cenas de “Oppenheimer”, se deleite com Cillian Murphy e Florence Pugh, analise as viagens para o Novo México. Pegue o almoço e considere o destino do mundo.
16h: Veja “Barbie”, de preferência vestindo algo rosa. Leve o Ken de sua vida.
18h15: Saia do cinema abraçando sua nova energia. E talvez vá dançar!
- 1 de 8
Veja fotos de "Oppenheimer" • Divulgação/Universal Pictures
- 2 de 8
Cillian Murphy é J. Robert Oppenheimer, o "pai" da bomba atômmica • Divulgação/Universal Pictures
- 3 de 8
Oppenheimer foi o diretor do "Projeto Manhattan" durante a Segunda Guerra Mundial • Divulgação/Universal Pictures
-
- 4 de 8
Florence Pugh é Jean Tatlock, psiquiatra com quem Oppenheimer se relacionou • Divulgação/Universal Pictures
- 5 de 8
Emily Blunt e Cillian Murphy voltam a contracenar em "Oppenheimer"; anteriormente, eles estiveram juntos em "Um Lugar Silencioso - Parte II" • Divulgação/Universal Pictures
- 6 de 8
Robert Downey Jr dá vida ao ex-secretário do Comércio dos EUA, Lewis Strauss, em "Oppenheimer" • Divulgação/Universal Pictures
-
- 7 de 8
Christopher Nolan é o diretor de "Oppenheimer"; ele é conhecido por sucessos como “Interestelar”, “A Origem”, "Amnsésia" e mais • Divulgação/Universal Pictures
- 8 de 8
"Oppenheimer" chega aos cinemas em 20 de julho • Divulgação/Universal Pictures