Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    União Europeia busca reconstruir laços políticos com a América Latina, avalia professor

    À CNN Rádio, Roberto Uebel afirmou que europeus enxergam potencial de novas parcerias em setores estratégicos

    Amanda Garciada CNN

    A União Europeia, após meia década de afastamento, busca “reconstruir laços políticos” com os países da América Latina e do Caribe.

    Esta é a avaliação do professor de relações internacionais da ESPM de Porto Alegre Roberto Uebel, à CNN Rádio.

    Esta terça-feira (18) marca o último dia da cúpula Celac-UE, em Bruxelas, na Bélgica, com o intuito de fortalecer as relações entre os blocos.

    Para Uebel, a Europa reconhece que “está atrasada” para a retomada, depois de priorizar relações com Estados Unidos e mesmo com China e Rússia.

    “Agora, a hora é de abrir caminhos no âmbito comercial e econômico”, afirmou.

    O professor explica que a UE vê potencial de novas parcerias na América Latina: “Há possibilidade de investimento em setores estratégicos.”

    Ele fez a ressalva, porém, de que o método europeu é diferente, por exemplo, do chinês: “Diferentemente da China, a UE adota padrões mais burocráticos.”

    Sobre o acordo Mercosul-União Europeia, o especialista acredita que “é difícil que saia em 2023”, mas “muitas questões precisam ser resolvidas ainda.”

    Ao mesmo tempo, Uebel destaca que a cúpula é uma “tentativa do governo Lula de recuperar imagem e protagonismo do Brasil e será teste para ver se o País tem capacidade de liderança política.”

    *Com produção de Bruna Sales

    Tópicos