Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ativistas ambientais atacam iate na Espanha: “estão destruindo nosso planeta”

    Grupo pintou embarcação com spray e critica uso de jatos e iates particulares, alegando que eles produzem poluição em excesso; manifestantes foram detidos e depois liberados pela polícia 

    Mitchell McCluskeyda CNN

    Ativistas ambientais espanhóis pintaram com spray um superiate atracado em Ibiza no domingo (16). Integrantes do grupo ambientalista Futuro Vegetal postaram um vídeo mostrando-os em frente ao superiate chamado Kaos, segurando uma faixa que diz: “Você consome os outros sofrem”.

    “O 1% mais rico da população mundial polui mais do que os 50% mais pobres”, disseram os ativistas no vídeo. “Eles estão nos condenando a um futuro de dor, miséria e desolação”.

    “Eles estão destruindo nosso planeta, comprometendo a habitabilidade da terra e tudo, para levar um padrão de vida que vai além dos limites da razão”, disseram os ativistas.

    De acordo com vários sites de notícias da indústria naval, o iate pertence a Nancy Walton Laurie, a herdeira bilionária do Walmart.

    A CNN procurou Laurie para um comentário, mas ainda não teve resposta.

    Os dois manifestantes foram detidos pela Guarda Civil espanhola na manhã de domingo e devem ser libertados nesta segunda-feira (17), segundo o Futuro Vegetal.

    A ação foi semelhante a outra realizada na sexta-feira, quando o grupo pintou um jato particular no aeroporto de Ibiza, levando a pista a ser fechada por várias horas, disse o Futuro Vegetal.

    “A ação dá o toque final à campanha “Jatos e Iates, a festa acabou”, convocada pelo Extinction Rebellion Ibiza que exigia a proibição de jatos particulares e o fim das emissões de luxo”, disse o Futuro Vegetal.

    O grupo climático Extinction Rebellion (XR) também se comprometeu a atingir o 1%, dizendo que quer deixar claro que “os ricos e suas atividades de lazer que desperdiçam recursos essenciais são um luxo que não podemos pagar”.

    No início deste mês, ativistas da XR na Espanha taparam buracos em 10 campos de golfe em todo o país para protestar contra o uso de água pelos campos de golfe durante uma das piores secas da história da Espanha.

    Tópicos