Lula se reúne com Lira após retorno da viagem a Bruxelas
Presidentes da República e da Câmara devem discutir possíveis trocas nos ministérios e abrir mais espaço no governo para o Centrão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir nesta quinta-feira (20) com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), depois que ambos voltarem das viagens ao exterior.
Segundo lideranças no Congresso, os dois devem continuar as negociações para ampliar a participação do Centrão na Esplanada dos Ministérios. Na conversa, Lula deve apresentar a Lira opções para serem oferecidas aos partidos do bloco.
Ao PP, partido de Arthur Lira, foi cogitada a possibilidade de ocupar a pasta do Desenvolvimento Social, mas não há nada definido até o momento. Informações de bastidores indicam que o governo sabe dos preços para cada uma dessas trocas.
O presidente Lula entendeu que partidos como PP e Republicanos não devem integrar a base governista de forma constante, e nem devem esperar votação das bancadas por completo, mas a expectativa do Planalto é garantir mais votos nas pautas econômicas restantes.
Depois do recesso parlamentar, o Congresso Nacional deve analisar o Marco Fiscal na Câmara, a Reforma Tributária e o Carf no Senado. Além disso, o governo precisa enviar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e precisará de apoio para aprovar o Orçamento para 2024.
Troca no Esporte
Uma das trocas ventiladas no governo Lula é para nomear o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) ao comando do Ministério do Esporte.
O partido, que conta com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também deve ficar de fora da base aliada, mas a oferta também busca apoio de deputados da legenda, como aconteceu na votação da Reforma Tributária na Câmara.
Nesta segunda-feira (17), a atual ministra do Esporte, Ana Moser, viaja para a Oceania para acompanhar a Copa do Mundo Feminina, realizada na Austrália e na Nova Zelândia. O jogo de abertura será disputado nesta quinta-feira (20), entre Nova Zelândia e Noruega.
Ana Moser recebeu do presidente Lula a missão de representar o governo federal, tanto durante a competição quanto nas articulações para que o Brasil seja o anfitrião da Copa em 2027.
No entanto, a ministra volta para Brasília no dia 26 de julho, bem antes do fim do torneio. Ou seja, a missão oficial na Oceania não seria um obstáculo para realizar a troca, possivelmente em agosto.