Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Políticos protagonizam briga generalizada no Parlamento de Kosovo; veja vídeo

    Presidente Vjosa Osmani condenou a confusão entre a oposição e os parlamentares do seu partido

    Sharon BraithwaiteJosh Penningtonda CNN

    A presidente do Kosovo, Vjosa Osmani, condenou a briga que eclodiu na quinta-feira (13) no parlamento entre a oposição e os parlamentares do partido no poder, informou a afiliada da CNN N1.

    Em uma transmissão de vídeo ao vivo do parlamento kosovar, o primeiro-ministro Albin Kurti foi interrompido por parlamentares da oposição e teve água jogada nele após alguns empurrões e brigas entre o partido governante Vetevendosje e parlamentares da oposição.

    Kurti estava falando sobre aliviar as tensões no norte de Kosovo, que viu confrontos violentos em maio, quando sérvios protestaram contra a posse de prefeitos de etnia albanesa.

    Houve uma briga entre os parlamentares que vieram em defesa de Kurti e os que vieram do outro lado.

    Vidros também foram ouvidos quebrando e o presidente da Assembleia de Kosovo, Gljauk Konjufca, também foi ouvido chamando a polícia no vídeo.

    A transmissão ao vivo desta sessão foi então interrompida.

    Osmani disse em um Facebook que tal violência “não tinha lugar”.

    “Usar a violência física como uma ferramenta para lidar com o descontentamento político, diferenças ou divergências é o maior dano que pode ser causado a instituições que foram construídas com tanto sacrifício”, escreveu.

    “A violência não tem lugar no templo da democracia. e não pode se tornar uma ferramenta política”, acrescentou.

    “Devemos reafirmar nosso compromisso com a democracia, o pensamento diferente, bem como o respeito mútuo, baseado na regra e no cumprimento da lei”, disse ela. O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, também condenou a briga.

    “Imaginem como se sentem os aliados e amigos insubstituíveis do Kosovo e dos albaneses, quando veem como os albaneses se agarram pelo pescoço em vez de lutarem com ideias e palavras, não com insultos e punhos”, disse, apelando à oposição para se distanciar de o que ele disse foi um comportamento vergonhoso.

    Kosovo declarou independência da Sérvia em 2008, quase uma década depois de uma guerra na qual os albaneses kosovares tentaram romper com o que era então a República Federal da Iugoslávia, composta pela atual Sérvia e Montenegro. A Sérvia vê Kosovo como um estado separatista e não reconhece sua independência.

    A maior parte da população de Kosovo é etnicamente albanesa, mas no norte rebelde, os sérvios são a maioria em algumas áreas e têm exigido cada vez mais maior autonomia.

    Tópicos