Saiba quem é Celso Sabino, que vai assumir o Ministério do Turismo no governo Lula
Deputado pelo estado do Pará, ex-tucano e evangélico chega ao cargo após acomodação política negociada entre governo e o União Brasil; ele irá substituir Daniela Carneiro
O deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) foi oficialmente convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (13) para assumir o Ministério do Turismo. Segundo a Secretaria de Comunicação Social do Planalto, Sabino aceitou o cargo.
Ele chega à chefia da pasta do Turismo após semanas de negociação entre o governo e o União Brasil, em uma articulação que levou à saída de Daniela Carneiro da Esplanada dos Ministérios
Em entrevista à CNN no mês passado, Sabino disse ser um “funcionário do povo brasileiro”.
“Sou um soldado também do meu partido, leal e fiel aos meus companheiros deputados do União na Câmara”, declarou Sabino na ocasião.
Natural de Belém, administrador e advogado de formação, Sabino está em seu segundo mandato consecutivo como deputado federal.
Atualmente no União Brasil, ele tem passagens por outros quatro partidos. Antes de entrar para a vida pública, entre 2001 e 2009, foi filiado ao Progressistas (PP).
Entre 2009 e 2013, ele esteve no Partido da República (PR), legenda que atualmente se chama Partido Liberal (PL). Foi nesse período que ele se elegeu, em 2010, a deputado estadual paraense suplente, assumindo o cargo no ano seguinte com a nomeação do titular para uma secretaria do governo.
Em 2013, se filiou ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), se elegendo novamente a deputado estadual nas eleições de 2014. No pleito seguinte, em 2018, foi eleito pela primeira vez deputado federal.
Em 2021, rachou com o PSDB e se filiou ao Partido Social Liberal (PSL), que, ao se fundir com o Democratas (DEM), virou o atual União Brasil.
Na biografia em seu site oficial, Celso Sabino se declara cristão e frequentador da igreja evangélica. Em suas principais pautas, ele destaca “defesa animal”, “segurança” e “saúde” no topo.
De acordo com o site da Câmara dos Deputados, Sabino faz uso do apartamento funcional disponibilizado pela Câmara aos deputados desde março de 2019, não recebe auxílio-moradia, e já fez três viagens em missões oficiais neste ano – uma para Abu Dhabi, uma para Manamá, capital do Bahrein, e uma para Nova York, acompanhando o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Neste mandato, constam no site da Câmara 197 propostas legislativas de sua autoria, das quais 119 foram arquivadas.
Em seu histórico na Casa, Sabino já foi relator de propostas, como, no ano passado, do PL 1518, que deu origem à Lei Aldir Blanc 2 de fomento ao setor cultural, e, em 2021, do PL 2337, que propôs alterações no imposto de renda, que está parado no Senado.