Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Possível causa da implosão do submarino Titan foi uma fissura no casco, aponta especialista

    Tragédia com veículo subaquático da OceanGate deixou cinco mortos e causa ainda é investigada

    Da CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='' id_galeria='2336336' html_id_prefix='featured_' ]

    A implosão que matou os cinco tripulantes do submersível Titan da empresa OceanGate levantou muitos apontamentos acerca da causa da tragédia, sendo uma das teorias mais aceitáveis uma fissura no casco do veículo subaquático.

    A observação é do especialista e piloto de submersíveis Marcos Palhares, feita durante sua participação no podcast Talk Flow.

    Relembre o caso do submersível que matou 5

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”2319990″ title_galeria=”Submarino desaparece com 5 passageiros em expedição turística ao Titanic”/]

    “A superfície do casco do submersível tem que ser perfeita”, alertou o especialista. “Então um mínimo amassado naquela zona do casco — onde a carga exerce uma pressão de quase quatrocentos quilos em um centímetro quadrado –, você já tem uma fissura do material.”

    Conforme Palhares, o apontamento sobre a causa da tragédia é uma teoria já que a empresa norte-americana OceanGate era referência no segmento de expedições em submersíveis para indústrias, pesquisa e exploração. “Era uma das empresas mais bem vistas em termos de qualidade nesse tipo de operação”.

    Ele argumenta que esse reconhecimento à companhia se justifica pelo tipo de lançamento dos veículos subaquáticos ao mar adotados pela OceanGate.

    Produtos inspirados no submersível da OceanGate são vendidos na internet

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”2350651″ title_galeria=”Produtos inspirados no submarino Titan são vendidos por lojas na internet; veja fotos”/]

    “Ela tinha com uma plataforma exclusiva que era uma rampa que saia do navio mãe e deslizava cuidadosamente, podendo flutuar e submergir, garantindo que o submersível entrasse na água sem contato com nada.”

    No entanto, conforme a especialista, a maioria das empresas desse segmento usam guindaste para tirar o submersível da embarcação mãe e colocá-lo na água, o que pode incorrer em baques por conta das ondas do mar e vento. “Aí cancela a missão”.

    O veículo subaquático da OceanGate despareceu em 22 de junho, durante uma expedição aos destroços do Titanic. A causa da tragédia ainda é investigada.

    (Publicado por Mateus Cerqueira. Supervisão de André Rigue)

    Tópicos