Threads: o que é e como funciona o concorrente do Twitter criado pela Meta
Aplicativo começará a funcionar na quinta-feira (6); anúncio de lançamento acontece poucos dias após Elon Musk limitar número de posts que usuários do Twitter podem ter acesso
A Meta, empresa de Mark Zuckerberg, prepara o lançamento de uma nova rede social: o “Threads”.
O aplicativo se apresenta como uma plataforma de conversas “onde as comunidades se reúnem para conversar sobre tudo, dos tópicos importantes para você hoje até o que estará em alta amanhã”.
Será possível acessar a plataforma através do login do Instagram, com o mesmo nome de usuário.
O anúncio de lançamento acontece poucos dias após Elon Musk limitar o número de posts que os usuários do Twitter podem ter acesso, o que gerou problemas de navegação na plataforma e críticas pelos usuários.
As imagens do novo aplicativo disponibilizadas na Apple Store mostram um design parecido com o Twitter, com botões para compartilhar, comentar e curtir conteúdos.
O que é o Threads?
Como o Threads vai funcionar?
Na nova plataforma, as postagens são chamadas de “threads” e podem ter apenas texto ou também vídeos e fotos. Os usuários poderão curtir, comentar, repostar e compartilhar as publicações.
Um preview do aplicativo foi disponibilizado para pessoas selecionadas por alguns instantes, o que permitiu a visualização de algumas funcionalidades presentes na plataforma.
A página inicial do perfil pessoal, por exemplo, contará com duas colunas: “threads” e “respostas”. Será possível escolher quem poderá responder aos posts publicados.
O Twitter também faz uma divisão, trazendo as colunas “Para você”, que apresenta posts recomendados de acordo com o perfil e as interações de cada usuário, e a aba “Seguindo”, com publicações de perfis seguidos pelo usuário.
Como o novo aplicativo da Meta está ligado ao Instagram, será possível acessá-lo com o login e senha da rede existente, assim como sincronizar os contatos entre as duas plataformas.
Quando será lançado?
O lançamento está previsto para quinta-feira (6) e, segundo a descrição da Apple Store, trata-se de um serviço do Instagram — que, junto ao Facebook e WhatsApp, é controlado pela Meta.
Ao pesquisar “Threads” no campo de busca do Instagram, o usuário encontrará um ícone vermelho ao lado da barra. É possível clicar nesse ícone, que o direciona para um convite com a data e horário de lançamento do novo aplicativo.
A página de acesso no desktop também apresenta uma contagem regressiva para a data. No Brasil, o horário de estreia da rede social está programado para 11h.
Como baixar o Threads?
O Threads será lançado para dispositivos com sistema iOS e Android. Para baixar o aplicativo, basta acessar a App Store (para dispositivos iOS) ou a Play Store (para sistema Android) e seguir esses passos:
- digitar “Threads” no campo de busca;
- clicar no ícone do aplicativo (semelhante a um “@”) na lista de sugeridos;
- clicar em “Instalar” ou “Obter” e aguardar a instalação do app no dispositivo.
O download ficará disponível na quinta-feira (6) a partir das 11h, mas o aplicativo já aparece nos resultados de busca da App Store e da Play Store.
Como baixar o Threads? / divulgação/threads
Na App Store, ao clicar em “Obter”, o usuário visualiza uma mensagem e pode optar por receber uma notificação quando o aplicativo estiver disponível. Essa autorização também permite o download automático da nova rede social.
Mudanças no Twitter
Musk anunciou, no sábado (1º), um limite temporário ao número de publicações que usuários do Twitter poderão ver.
“Para lidar com níveis extremos de extração de dados e manipulação do sistema, aplicamos os seguintes limites temporários: as contas verificadas estão limitadas à leitura de 6.000 postagens/dia; contas não verificadas para 600 postagens/dia; e novas contas não verificadas para 300/dia”, escreveu Musk na rede social.
Alguns usuários estão enfrentando dificuldades para utilizar o Twitter. Ao tentar navegar pelo plataforma, a seguinte mensagem é exibida: “Infelizmente, você tem limite de taxa. Aguarde alguns instantes e tente novamente.”
A CNN entrou em contato com o Twitter para comentar, mas a plataforma respondeu com um emoji automatizado de fezes.
Musk está promovendo mudanças na plataforma, que enfrentou um êxodo de anunciantes, com a entrada de uma nova CEO, Linda Yaccarino.
*Publicado por Gustavo Zanfer, com informações de Lucas Schroeder