Em 2024, PT projeta ter candidatos próprios ou aliados em 250 cidades
Partido de Lula prepara levantamento de municípios mais importantes para a campanha eleitoral e também quer iniciar conversas com siglas de centro
O Partido dos Trabalhadores (PT) iniciou um levantamento de quais são as 250 cidades brasileiras que pretende priorizar durante as eleições de 2024.
A ideia é mapear em quais municípios a legenda tem condições de lançar um nome próprio para a disputa das prefeituras, em especial nas capitais.
Nas cidades em que não for possível ter candidatos petistas, a ideia é priorizar nomes a partir de negociações com partidos aliados, como PCdoB, PV, PSOL e Rede.
Segundo fontes do partido, somente depois das 250 cidades traçadas é que a legenda pretende iniciar conversas com partidos de centro ou centro-esquerda. Nesse cenário, há possibilidades de alianças com PSD, PSB, MDB e Solidariedade.
O planejamento foi decidido durante reunião com membros da Executiva Nacional e principais lideranças da legenda que formam o Grupo de Trabalho Eleitoral. O colegiado é coordenado pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e será vinculado também à secretaria-geral do partido, sob o comando do ex-deputado Henrique Fontana.
O grupo deverá se reunir pelo menos duas vezes por mês até o início do ano que vem. Assuntos como estratégia política e a distribuição de recursos do fundo eleitoral também serão discutidos pelo colegiado nesses encontros.