Apostando no setor de conveniência, Carrefour Brasil anuncia expansão de pequenas lojas por meio de franquias
Empresa busca aproveitar "know-how" adquirido ao longo de anos de experiência na Europa
O Carrefour Brasil lançou na quarta-feira um modelo de franquia de lojas de conveniência a fim de aproveitar seu “know-how” adquirido ao longo de anos de experiência na Europa, disse um executivo de alto escalão.
O lançamento ocorre após anos de planejamento e estudos na região e tem como objetivo fortalecer a marca no crescente e competitivo setor de conveniência.
O modelo de franquia Carrefour Express será implementado inicialmente em São Paulo e posteriormente em outras cidades, disse à Reuters o diretor executivo de conveniência do Carrefour Brasil, João Edson Gravata.
Em troca de um investimento inicial de R$ 150 mil, o Carrefour oferecerá aos seus franqueados “know-how” em qualquer formato de loja que eles decidam desenvolver, disse a empresa em comunicado.
Essas lojas complementarão as 152 existentes no formato Carrefour Express.
O modelo deve permitir que a empresa cresça mais rapidamente sem fazer grandes investimentos, de acordo com analistas.
“O (modelo de franquia) possibilita (às empresas) abrir novas frentes, com diferentes formatos de ponto de venda, além dos grandes supermercados”, disse o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Pedro Melo.
Ao mesmo tempo, o modelo de negócios não está isento de riscos.
“Há de ter um grande esforço na seleção do franqueado, o comprometimento do franqueado em estar efetivamente à frente da operação da loja e (muito) treinamento e qualificação”, afirmou o consultor de varejo Alberto Serrentino.
Gravata disse que os franqueados se beneficiarão de uma ampla gama de expertise e ferramentas. O Carrefour tinha cerca de 1.900 lojas franqueadas em toda a Europa em dezembro.
A medida ocorre cerca de um ano após o Grupo Nós, uma joint venture entre a Raízen e a varejista mexicana Femsa, lançar suas primeiras lojas de conveniência Oxxo. Esses pontos de venda, que somavam 314 no final do primeiro trimestre, são de propriedade e operados pela empresa, em vez de franqueados.
As franquias das lojas AmPm da BP — localizadas em postos de gasolina — lideram o setor de conveniência no Brasil com mais de 1.800 estabelecimentos, segundo Melo.
Outros concorrentes, operando por meio de um mix de formatos próprios e franquias, incluem o Minuto Extra e Minuto Pão de Açúcar, do GPA, Grupo Carrefour Brasil, Dia e Hirota, outra marca local.