Mais de 120 milhões de pessoas nos EUA sofrem com fumaça de incêndios do Canadá
Ao menos 12 estados norte-americanos estão sob alertas de qualidade do ar do meio-oeste à costa do Atlântico; cidades como Chicago e Detroit atingiram níveis “muito insalubres”
Mais de um terço da população dos Estados Unidos está sob alertas de qualidade do ar, cobrindo mais de uma dúzia de estados do meio-oeste à costa leste, enquanto a fumaça dos incêndios florestais canadenses varre partes do país. As autoridades pedem ao público que tome medidas de segurança apenas algumas semanas depois que uma fumaça de incêndio florestal semelhante cobriu o Nordeste do país.
Mais de 120 milhões de pessoas estão sob alerta e algumas das piores qualidades do ar, classificadas como “muito insalubres”, concentram-se nas áreas metropolitanas de Chicago, Cleveland, Detroit e Indianápolis. Espera-se alguma melhora na qualidade do ar na quinta-feira, principalmente na área dos Grandes Lagos, onde chuvas e tempestades ajudarão a limpar o ar.
O Canadá está passando por sua pior temporada de incêndios já registrada, com centenas de incêndios ocorrendo em todo o país – com mais de 250 queimando “fora de controle”, de acordo com o Canadian Interagency Forest Fire Centre.
À medida que enormes nuvens de fumaça atravessam os EUA, alertas de qualidade do ar foram emitidos para todos os estados de Nova York, Iowa, Wisconsin, Illinois, Indiana, Michigan, Delaware e Maryland, bem como partes de Kansas, Missouri, Minnesota, Ohio, Pensilvânia, Virgínia e Carolina do Norte, disse o Serviço Nacional de Meteorologia.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, expandiu um conselho de saúde sobre qualidade do ar em Nova York para incluir todo o estado na quarta-feira. Os níveis de qualidade do ar em partes do estado agora são insalubres para todas as pessoas, enquanto a área da cidade de Nova York permanece insalubre para grupos sensíveis. Centenas de milhares de máscaras N95 estão disponíveis para os nova-iorquinos, algumas sendo distribuídas em centros de trânsito e parques, disse Hochul em um comunicado à imprensa.
Os residentes estão sendo aconselhados a ficar em casa com o ar condicionado ligado ou, em algumas áreas, usar máscaras N95 se precisarem ficar do lado de fora.
Lugares da Pensilvânia até Iowa estão experimentando ar muito insalubre, o que significa que o risco de efeitos prejudiciais à saúde é maior para todos, não apenas para grupos sensíveis. Uma pequena área a leste e ao norte de Detroit atingiu níveis perigosos na manhã de quarta-feira – isso é considerado um “alerta de saúde para condições de emergência”, de acordo com o Índice de Qualidade do Ar do governo federal.
Chicago, Detroit, Indianápolis, Cleveland, Pittsburgh, Milwaukee e Davenport, Iowa, todos viram leituras na faixa muito insalubre na manhã de quarta-feira. A fumaça está causando leituras insalubres da qualidade do ar que se estendem ao sul até St. Louis, Cincinnati e Louisville, Kentucky.
Um alerta de código vermelho – alertando sobre a qualidade do ar insalubre – foi emitido para grande parte do meio-oeste e do vale de Ohio na quarta-feira, de acordo com o AirNow.gov.
Os locais sob o aviso do Código Vermelho incluem Chicago, Indianápolis, Pittsburgh e Erie na Pensilvânia, Columbus, Ohio, Fort Wayne, Indiana e Madison e Milwaukee em Wisconsin.
Chicago e Detroit tiveram a pior qualidade do ar do mundo na noite de terça-feira, com o ar de Detroit atingindo um índice de qualidade do ar “muito insalubre” de 205, de acordo com a IQAir. Chicago registrou um Índice de Qualidade do Ar de 174 na terça-feira. O Índice de Qualidade do Ar vai de 0 a 500, onde níveis de 50 ou menos são considerados saudáveis. Quanto maior o nível do índice, mais perigosa é a qualidade do ar.
Os horizontes da cidade ficaram borrados pela fumaça na terça e na quarta-feira, com uma névoa branca pairando sobre as estradas e bairros.
“Sinto uma queimação na garganta”, disse Dalya Khuder, que estava visitando Detroit, à afiliada da CNN WXYZ. “A qualidade do ar é muito ruim e eu não quero essas coisas nos meus pulmões.”
Chicago pediu a todos os residentes – especialmente aqueles com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos, grávidas e crianças pequenas – que evitem atividades ao ar livre e se protejam da exposição. As escolas públicas e acampamentos de Chicago também estão mudando as atividades para dentro de casa, disseram autoridades da cidade em um comunicado à imprensa.
A cerca de 18 quilômetros de distância, Evanston, Illinois, fechou todas as praias para nadar e cancelou um show na terça-feira devido à má qualidade do ar, disse a cidade no Facebook, pedindo aos moradores que limitem a exposição ao ar livre até quarta-feira.
Do outro lado da fronteira do estado de Michigan, a ponte Mackinac foi envolta em fumaça na terça-feira. Os motoristas foram orientados a dirigir devagar e com cautela devido à visibilidade reduzida na ponte.
Altos níveis de partículas finas no ar em Michigan podem se tornar insalubres ou perigosos para todos os residentes em algum momento – não apenas para grupos sensíveis, alertou o departamento de saúde do estado.
“A opção mais protetora quando o ar não é saudável para você é ficar em ambientes fechados com ar condicionado, reduzir atividades extenuantes e limitar atividades ao ar livre. Se você precisar ficar do lado de fora, as máscaras N95 oferecem proteção aprimorada quando usadas de acordo com as instruções do produto”, disse o Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Michigan.
A fumaça do incêndio florestal carrega partículas, ou PM2,5 – um poluente minúsculo, mas perigoso que, quando inalado, pode penetrar profundamente no tecido pulmonar e entrar na corrente sanguínea, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. O material particulado tem sido associado a uma série de problemas de saúde, incluindo asma, doenças cardíacas e outras doenças respiratórias.
As cidades americanas sob alertas de qualidade do ar estão principalmente no “Código Laranja” – com o ar considerado insalubre para grupos sensíveis – ou “Código Vermelho”, que é quando o ar é considerado insalubre para o público.
Céus nublados podem retornar a Nova York
Autoridades em Nova York alertaram que os níveis de qualidade do ar podem atingir níveis perigosos nesta semana – cerca de três semanas depois que a cidade de Nova York liderou a lista da pior poluição do ar do mundo, com a fumaça dos incêndios florestais canadenses flutuando para o sul, tornando o céu laranja.
“Com a fumaça dos incêndios florestais canadenses mais uma vez impactando a qualidade do ar em todo o nosso estado esta semana, pedimos aos nova-iorquinos que permaneçam vigilantes”, disse Hochul em comunicado.
“Estamos ativando alertas de emergência por telefone celular para garantir que os nova-iorquinos tenham as informações mais recentes e continuamos a coordenar com os condados locais para monitorar as condições e distribuir máscaras. Encorajo todos os nova-iorquinos a se manterem informados sobre as atualizações mais recentes e tomarem as precauções necessárias para proteger a si mesmos e a seus entes queridos”.
Em Ohio, um porta-voz do gabinete do prefeito de Cleveland disse: “o que aconteceu em NY há algumas semanas e em Chicago hoje pode acontecer aqui em Cleveland amanhã”.
A Agência de Coordenação da Área do Nordeste de Ohio emitiu um alerta de qualidade do ar, prevendo níveis de partículas finas na faixa do Índice de Qualidade do Ar “Insalubre”.
Os motoristas de Indianápolis também foram avisados sobre a visibilidade reduzida, com o Serviço Nacional de Meteorologia dizendo para “estar preparado para a neblina que pode reduzir repentinamente a visibilidade” em algumas áreas na terça e quarta-feira.