Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lira, Gilmar Mendes e Tarcísio debatem democracia em Fórum Jurídico de Lisboa que começa nesta segunda (26)

    Congresso, que ocorre até quarta-feira (28), reúne autoridades e acadêmicos do Brasil, Portugal e Europa

    Da CNN , em São Paulo

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes estão entre os nomes brasileiros que participam, nesta segunda-feira (26), da abertura do 11º Fórum Jurídico de Lisboa.

    O congresso começa hoje e vai até quarta-feira (28), na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na capital portuguesa.

    Os painéis reunirão autoridades e acadêmicos do Brasil, Portugal e da Europa para discutir temas ligados à democracia e à gestão pública.

    Lira e Mendes são alguns dos nomes que integrarão a mesa de abertura do fórum, a partir das 9h do horário de Lisboa (5h em Brasília), debatendo o tema “Estado democrático de direito e defesa das instituições”.

    O ministro da Justiça brasileiro, Flávio Dino, e o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, também participam do primeiro dia do evento, dividindo a mesa com outros especialistas em um painel com o tema “Como salvar a democracia constitucional”.

    Veja os destaques da agenda do Fórum nesta segunda-feira (no horário de Brasília):

    • Às 5h (9h em Lisboa), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), participam da mesa de abertura do evento.
    • Às 5h30, Mendes participa de palestra sobre como salvar a democracia constitucional.
    • Às 6h, o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participam do painel sobre riscos para o estado de direito e defesa da democracia.
    • Às 7h30, o futuro ministro do STF, Cristiano Zanin, participa da mesa sobre mecanismos de aprimoramento das investigações criminais e reflexões sobre o poder de investigar.
    • Às 8h, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, participa da mesa sobre segurança pública, força policial e liberdade de reunião.
    • Às 10h, o ministro da Educação, Camilo Santana, participa da mesa sobre desafios da educação após a pandemia.
    • Às 10h30, o ministro da Defesa, José Múcio, participa do painel sobre o papel das forças armadas no estado democrático de direito.
    • Às 11h, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, participam da mesa sobre mudanças climáticas e desastres naturais.
    • Às 11h30, o ministro do STJ Antonio Saldanha Palheiro participa da mesa sobre saúde, governança, sustentabilidade e inclusão social.
    • Às 12h, o ministro André Mendonça, do STF, e os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e de Goiás, Ronaldo Caiado, participam de mesa sobre a emergência da responsabilidade social.
    • Às 12h30, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, participam do painel sobre as novas formas de populismo e relações de tensão com o estado democrático.
    • Às 13h, os ministros do STJ Marco Aurélio Bellizze e João Otávio de Noronha participam da mesa sobre interpretação dos contratos na era digital.

    Link do evento.

    *Publicado por Juliana Elias

    Tópicos