PF faz operação contra madeireiros e líderes indígenas no Xingu; prejuízo estimado é de R$ 1,7 bi
Operação Preori contou com mais de 90 agentes da PF e do Ibama nos municípios de Feliz Natal, Nova Ubiratã, Paranatinga e União do Sul, todos no estado do Mato Grosso
A Polícia Federal (PF) concluiu nesta sexta-feira (23) uma operação focada em combater os crimes de desmatamento, corte seletivo e furto de bem da União no Parque Indígena do Xingu.
A operação Preori, que contou com a atuação de mais de 90 agentes da PF e do Ibama, ocorreu nos municípios de Feliz Natal, Nova Ubiratã, Paranatinga e União do Sul, todos no Mato Grosso.
As investigações policiais constataram a atuação de uma organização criminosa composta por madeireiros locais e alguns líderes indígenas.
As denúncias que culminaram com a operação desta sexta envolviam extração ilegal de madeira na região do Entre Rios, em Nova Ubiratã.
Os laudos dos policiais federais apontaram extração de madeira em uma área de 7.800 hectares. O prejuízo total estimado da degradação do ambiente nas terras indígenas da região gira em torno e R$ 1,7 bilhão.