A Spirit AeroSystems é um dos maiores fabricantes mundiais de aeroestruturas, aviões incluindo fuselagens e componentes de asas. A empresa fornece peças para sete modelos Boeing e quatro modelos Airbus, bem como para Bombardier, Northrop, Bell Helicopter, Mitsubishi e Lockheed.

“É uma preocupação”, disse Wallace sobre poder atender os clientes da Spirit AeroSystems. “Nosso desejo é resolver isso o mais rápido possível e colocar nossos membros de volta ao trabalho e colocar a Spirit AeroSystems em movimento novamente.”

Analistas sugerem que um contrato financeiro ainda mais robusto para os trabalhadores terá implicações inflacionárias para o resto da indústria.

“Não sabemos o preço para fazer esses trabalhadores felizes. Isso é assustador”, disse Richard Aboulafia, analista e diretor administrativo da AeroDynamic Advisory. “Esta é uma indústria que está deflacionária há décadas. Este é um novo terreno.”

A IAM e a Spirit AeroSystems estão saindo de um contrato de 10 anos negociado em 2010, com extensão de três anos em 2020.

“Faz muito tempo que as festas não estão à mesa. Parte disso é frustração”, disse Wallace sobre o voto dos membros para não ratificar o acordo. “É uma oferta de contrato bastante rica.”

A greve está programada para começar às 12h01 CT no sábado, 24 de junho, quando o contrato atual da IAM com a Spirit AeroSystems expira. Os dois lados dizem que ainda pretendem se encontrar novamente na mesa de negociações em breve.