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    Opinião: O que a estranha reunião de Putin com blogueiros de guerra da Rússia revela

    Em uma reunião com a presença de blogueiros, observa-se que comentaristas não-oficiais são tão importantes quanto a mídia estatal para consolidar narrativa russa sobre a guerra

    Mark Galeottida CNN*

    Quando o presidente russo, Vladimir Putin, sentou-se na semana passada com uma mistura de correspondentes de guerra oficiais e blogueiros, ele estava implicitamente reconhecendo três coisas: que o Kremlin está tendo problemas em sua guerra na Ucrânia, que os comentaristas não oficiais são, à sua maneira, tão poderosos quanto o máquina de mídia estatal e que a narrativa oficial confiante não está conseguindo muita tração.

    Claro, todos os líderes políticos estão tendo que se adaptar a um espaço de mídia cada vez mais fragmentado – tuitando com mais frequência do que divulgando comunicados à imprensa e cortejando influenciadores online tão assiduamente quanto editores de jornais.

    No entanto, na Rússia há um problema específico: os russos há muito se acostumaram a ser enganados por seu estado. Eles desenvolveram um cinismo arraigado e procuram habitualmente vozes alternativas.

    A guerra soviética de 1979-89 no Afeganistão, por exemplo, foi à base de boatos. A mãe de um soldado russo contou-me como as autoridades lhe disseram na época que seu filho havia morrido em um acidente de treinamento. Eventualmente, a avó de um de seus companheiros de esquadrão disse a ela que ele havia realmente sido morto quando seu caminhão atingiu uma mina na traiçoeira Rodovia Salang.

    Agora, porém, os russos que querem notícias sobre a guerra – e muitos, para ser justo, preferem permanecer ignorantes tanto porque é deprimente quanto porque preferem não enfrentar escolhas morais difíceis – recorrem à internet. Mesmo antes da guerra, quase metade via notícias pelas redes sociais, proporção que aumentou desde a invasão. Enquanto isso, a audiência dos noticiários da TV diminuiu.

    O contingente informal e online dos chamados “voenkory” ou “correspondentes militares” – embora muitos sejam mais comentaristas do que repórteres – emergiram como significativos e distintos na formação de entendimentos da guerra.

    O ex-jornalista Semyon Pegov, por trás do canal WarGonzo Telegram, por exemplo, tem mais de 1,3 milhão de assinantes. O blogueiro ucraniano pró-Kremlin, Yury Podolyaka, que se mudou para a Crimeia após a anexação russa, tem 2,7 milhões de seguidores. Ambos estavam na reunião de Putin.

    Não são apenas os russos que recorrem ao “voenkory” em busca de uma noção da situação. A mídia e as organizações de notícias ocidentais costumam recorrer a eles para obter informações ou, de fato, relatar suas opiniões como notícias por si mesmas.

    Assim, eles se tornaram poderosos não apenas na formação da narrativa doméstica, mas também na guerra de informação mais ampla do Kremlin. Até Putin percebeu que, para divulgar sua mensagem, ele não pode mais se ater à mídia oficial.

    Daí sua reunião cuidadosamente coreografada com um grupo escolhido a dedo entre os correspondentes oficiais de guerra e o “voenkory” online. Visivelmente ausentes estavam os partidários de Yevgeny Prigozhin, a figura cada vez mais franca por trás do grupo mercenário de Wagner, ou os chamados “turbopatriotas” como Igor “Strelkov” Girkin – nacionalistas que apoiaram a invasão, mas tornaram-se veementemente críticos da maneira desajeitada e amadora com que acreditam que ela foi conduzida.

    Presidente russo Vladimir Putin, participa de cerimônia para entregar prêmios estaduais aos homenageados por suas realizações notáveis no Dia da Rússia em Moscou / 12/06/2023 Sputnik/Gavriil Grigorov/Kremlin via REUTERS

    Em vez disso, eram “blogueiros de guerra” que ainda dependiam da boa vontade das autoridades para ter acesso à linha de frente ou esperavam transformar seu perfil informal em cargos oficiais. Pode-se contar com eles para seguir o roteiro e não embaraçar o presidente, mas ainda assim foi uma conversa estranha.

    Os esforços de Putin, de 70 anos, para ser íntimo dos jovens “voenkory” não apenas falharam, mas fizeram parecer que ele precisava deles, e não vice-versa.

    Também insinuava uma insegurança. Às vezes, Putin parecia inconsciente dos detalhes da guerra que ele tão notoriamente tenta microgerenciar, e às vezes ansioso para se distanciar dela.

    O que quer que pudesse estar dando errado era, claro, sempre responsabilidade de outra pessoa. Incursões na região de Belgorod? As lições devem ser aprendidas pelos responsáveis pela segurança das fronteiras. Está sendo feito o suficiente para promover sangue novo nas forças armadas? Ele certamente disse ao ministro para agilizar isso, mas há uma burocracia complexa para contornar. Alguém poderia ser perdoado por presumir que ele estava alinhando bodes expiatórios caso as coisas dessem errado.

    Hoje em dia, um Putin descompromissado raramente dá coletivas de imprensa ou mesmo entrevistas. No entanto, o espetáculo de blogueiros de guerra relativamente jovens com bonés de beisebol e camisetas obtendo mais acesso a ele do que os repórteres do “pool” de imprensa do Kremlin não passou sem aviso prévio. Um aspirante a “voenkor” me disse que “este é um sinal de que estamos nos tornando A mídia”.

    É também um sinal de fraqueza por parte de Putin e do Estado. Eles estão falhando em moldar a narrativa, incapazes de inspirar a maioria da população com sua afirmação de que a guerra é um desafio existencial à própria sobrevivência da Rússia.

    O Kremlin não pode nem controlar o “voenkory”, apenas espera cooptá-los.

    Enquanto a guerra avança com pouca esperança real de vitória russa (e claros temores de derrota), Putin não está (ainda) sob ameaça, mas claramente perdeu sua conexão com seu povo.

    *Nota do Editor: Mark Galeotti é diretor executivo da consultoria Mayak Intelligence e professor honorário da University College London. Ele é autor de vários livros sobre a história da Rússia, mais recentemente “Putin’s Wars: from Chechnya to Ukraine”. As opiniões expressas neste artigo são dele. Veja mais opiniões na CNN.

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