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    Arábia Saudita está mudando silenciosamente o conteúdo de livros didáticos

    Afirmação é de relatório divulgado pelo Instituto de Monitoramento da Paz e Tolerância Cultural na Educação Escolar (IMPACT-se) que monitora principalmente como Israel e os judeus são retratados em textos educacionais

    Hadas GoldAbbas Al Lawatida CNN , em Jerusalém e Abu Dhabi

    Os livros didáticos na Arábia Saudita estão mudando. Durante anos, os pesquisadores observaram uma moderação gradual em assuntos que vão desde os papéis de gênero até a promoção da paz e da tolerância .

    Entre as mudanças que chamaram a atenção recentemente, à luz de relatos de que os Estados Unidos estão tentando abrir caminho para a normalização entre Arábia Saudita e Israel, estão edições relacionadas a judeus, cristãos e ao conflito entre Israelo-palestino .

    Um relatório divulgado no mês passado pelo Instituto de Monitoramento da Paz e Tolerância Cultural na Educação Escolar (IMPACT-se), com sede em Israel e Londres, que monitora principalmente como Israel e os judeus são retratados em textos educacionais, encontrou “quase todos os exemplos retratando cristãos e Judeus de maneira negativa”, com base nas tendências observadas nos anos anteriores.

    Exemplos proeminentes removidos incluem implicações “de que judeus e cristãos são inimigos do Islã” ou que “judeus e cristãos são criticados por terem ‘destruído e distorcido’ a Torá e o Evangelho”, de acordo com o estudo.

    Sobre Israel e os palestinos, o IMPACT-se encontrou moderação, mas ainda não foi totalmente aceito por Israel. Certas referências ao “inimigo israelense” ou “o inimigo sionista” foram substituídas por “a ocupação israelense” ou “o exército de ocupação israelense”. Mas outras referências negativas a Israel, bem como omiti-lo em mapas, também são observadas no estudo. Continua a não haver menção ao Holocausto.

    No currículo de 2022-23, uma lição sobre poesia patriótica removeu um exemplo de “oposição ao assentamento judaico da Palestina”. Um livro de estudos sociais do ensino médio não contém mais uma seção que descreva os resultados positivos da Primeira Intifada, o levante palestino do final dos anos 1980 contra Israel. E um livro didático “removeu um capítulo inteiro sobre a causa palestina”.

    As modificações, disse o IMPACT-se, “são um sinal encorajador de que o progresso pode incluir atitudes em relação a Israel e ao sionismo”.

    A organização, que monitora os livros didáticos sauditas desde o início dos anos 2000, examinou as alterações feitas em mais de 80 livros didáticos do currículo saudita de 2022-23 e mais de 180 livros didáticos de currículos anteriores.

    O IMPACT-se também está assessorando o ministério da educação dos Emirados Árabes Unidos na atualização de seus currículos escolares para incluir a educação sobre o Holocausto .

    ‘Memória de curto prazo’

    “Isso também tem a intenção de sinalizar que os líderes dos novos estados do Golfo são modernos, com visão de futuro e inclinação secular – tudo isso destinado a atrair um público específico, em grande parte externo”, disse Mira Al Hussein, uma pesquisadora com foco em sobre Estados do Golfo na Universidade de Edimburgo, na Escócia.

    Ela disse, no entanto, que é “bastante ambicioso” que os governos “de repente façam uma volta de 180 (graus) e comecem a pregar a tolerância. A confiança na memória curta das pessoas é equivocada neste caso.”

    O IMPACT-se observou que o novo conteúdo nos livros didáticos sauditas também critica certos grupos islâmicos, como Hezbollah, ISIS, al Qaeda, milícias Houthi e a Irmandade Muçulmana.

    A CNN não verificou as descobertas de forma independente.

    O Centro Saudita de Comunicação Internacional e o Ministério da Educação não responderam ao pedido de comentário da CNN.

    Especialistas na região dizem que, embora as mudanças nos livros didáticos sejam notáveis, elas devem ser vistas no contexto.

    O currículo escolar da Arábia Saudita passou por intenso escrutínio no Ocidente após os ataques de 11 de setembro, nos quais 15 dos 19 sequestradores eram Saud i. Desde então, o reino vem removendo gradativamente o conteúdo radical de seus livros didáticos.

    Kristin Diwan, estudiosa residente sênior do Instituto dos Estados do Golfo em Washington, disse que as mudanças recentes estão alinhadas com a nova orientação política do reino “com a família governante central para sua legitimidade”.

    Durante décadas, o governo buscou legitimidade em casa e no exterior, apesar de seu status de berço do Islã e lar de seus dois locais mais sagrados, mas o reino mudou nos últimos anos para uma forma mais secular de nacionalismo .

    “Isso permite a flexibilização da linguagem religiosa que denigre o xiismo, o judaísmo e o cristianismo. Também dá mais latitude estratégica para a liderança negociar sobre essas questões religiosas, como visto pela maior ênfase colocada na pacificação e na tolerância”, disse ela à CNN em um e-mail.

    Mas Diwan alertou que, embora a nova linguagem possa mostrar mais tolerância religiosa em relação ao judaísmo, ela deixa a “aceitação política de Israel no limbo”.

    “Isso é consistente com os esforços para diminuir a intolerância religiosa aos judeus, preparando gradualmente o caminho para uma decisão política sobre a normalização de Israel”, disse ela.

    Relacionamento com o Islã

    Aziz Alghashian, pesquisador da política externa saudita e seus laços com Israel, disse que o reino está “passando por uma mudança em sua relação com o Islã”.

    “Não é marginalizá-lo, mas torná-lo mais moderado e mais tolerante com os outros. Antes, o discurso religioso não era excessivamente tolerante porque a Arábia Saudita não estava exposta à globalização como está hoje… É claro que isso está mudando e também é claro que levará tempo”.

    Alghashian disse que as emendas nos livros sauditas são sutis e não sugerem uma grande transição para a aceitação de Israel.

    “Alguns em Israel querem tanto ver a normalização com a Arábia Saudita que qualquer interação sobre Israel será enquadrada como algo positivo para a normalização”, disse ele.

    As mudanças sugerem que “os sauditas talvez tenham uma melhor compreensão de Israel”, disse ele à CNN. “A compreensão geral de Israel no mundo árabe e na Arábia Saudita é mal compreendida e sem nuances”, disse ele, acrescentando que isso pode estar mudando “o que certamente é uma coisa positiva”.

    O governo de Joe Biden tem pressionado a Arábia Saudita a normalizar os laços com Israel, para desenvolver os Acordos de Abraham, que fizeram com que quatro nações árabes reconhecessem o estado judeu em um grande feito de política externa do presidente Donald Trump em 2020.

    A Arábia Saudita abriu seu espaço aéreo para companhias aéreas israelenses pela primeira vez no ano passado, mas insistiu que nenhuma normalização ocorrerá antes que um estado palestino seja estabelecido.

    A normalização continua sendo um tabu entre o público árabe. Uma pesquisa de opinião realizada no ano passado pelo Centro Árabe de Washington DC constatou que 84% dos árabes pesquisados ​​desaprovam o reconhecimento de Israel por seus países. Na Arábia Saudita, o apoio à normalização ficou em 5%.

    Elie Podeh, professor do Departamento de Estudos Islâmicos e do Oriente Médio da Universidade Hebraica, que estudou extensivamente os sistemas educacionais da região, disse que as mudanças fazem parte de um “processo muito longo” de moderação.

    “Não é uma coincidência. É uma espécie de política de cima e acho que se você combinar as duas tendências, combatendo o extremismo e a outra, Israel sendo gradualmente mais aceito como um jogador no Oriente Médio. Então você pode entender por que estamos vendo essas mudanças no sistema educacional”, disse Podeh.

    Mas mesmo a exclusão de um capítulo inteiro sobre a causa palestina não significa que o governo saudita deixará de se importar de repente.

    “Obviamente eles não estão negando, eles estão apoiando a questão palestina. Não é que de repente eles irão em uma direção e negligenciarão a outra. Não, de jeito nenhum”, disse Podeh.

    Mas Podeh e os outros especialistas concordaram: a percepção pública de Israel será moldada por muito mais do que livros didáticos.

    “Se você me perguntasse algo como 20 anos atrás, eu diria (os livros didáticos têm) muito impacto… Mas hoje, a mídia social e tantos instrumentos de socialização minimizam até certo ponto o papel do livro didático”, disse Podeh.

    Diwan observou que os livros didáticos são importantes, mas “as opiniões das pessoas são afetadas pelas mensagens da mídia, por eventos globais e por experiências pessoais. Nem todos estão sob o controle do Estado”.

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