Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Sul-coreanos recuperam parte de foguete lançado pela Coreia do Norte

    Destroços que estavam no mar faziam parte do sistema de lançamento do satélite militar espião lançado pelo regime de Kim Jong-un; forças armadas irão analisar o material resgatado para descobrir segredos do país vizinho 

    Da CNN , Seul

    A Coreia do Sul recuperou do mar parte de um foguete usado na tentativa fracassada da Coreia do Norte de lançar seu primeiro satélite militar no mês passado, disse o Estado-Maior Conjunto nesta sexta-feira (16).

    Os destroços foram recuperados na noite de quinta-feira, disseram os militares, acrescentando que continuaram a procurar objetos adicionais do que o Norte alegou ser um veículo de lançamento espacial.

    Em 31 de maio, a Coreia do Norte tentou lançar seu primeiro satélite espião, mas o voo terminou em falha com o propulsor e a carga mergulhando no mar.

    No mesmo dia, os militares sul-coreanos identificaram os destroços quando caíram nas águas cerca de 200 quilômetros a oeste da ilha ocidental de Eocheong. Mas caiu no fundo do mar a uma profundidade de 75 metros devido em parte ao seu grande peso.

    Fotografias divulgadas pelos militares sul-coreanos mostraram um grande objeto cilíndrico marcado “Chonma”, que significa um cavalo alado em coreano. A Coreia do Norte disse que o foguete foi batizado de “Chollima-1”.

    De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, os destroços levantados tinham cerca de 12 metros de comprimento – mais curtos do que se pensava anteriormente – e 2 a 3 metros de diâmetro. A grande parte do foguete, com cerca de 30 metros de comprimento no total, pode ajudar a elucidar o quão longe a tecnologia de foguetes da Coreia do Norte chegou, disseram observadores.

    “O objeto recuperado será analisado minuciosamente por organizações especializadas, incluindo a Agência de Desenvolvimento de Defesa”, disseram os militares em um comunicado.

    O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Lee Jong-sup, disse que os destroços pareciam ser do segundo estágio do foguete e que os militares continuariam procurando a carga útil e o terceiro estágio.

    Navios de guerra chineses também realizaram operações de salvamento em águas onde o foguete norte-coreano caiu, informou a Coreia do Sul na segunda-feira. Não ficou imediatamente claro se os militares chineses continuaram sua busca.

    Seul e Washington condenaram o lançamento como uma provocação e violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU que proíbem o uso de tecnologia de mísseis balísticos pelo Norte.

    Pyongyang disse que estava exercendo seu direito de desenvolvimento espacial para combater o que descreveu como “agressão” dos EUA e prometeu realizar outro lançamento em breve.

    Na sexta-feira, um submarino americano chegou à Coreia do Sul em uma demonstração de força, um dia depois que a Coreia do Norte disparou dois mísseis de curto alcance ao largo de sua costa leste, alertando para uma resposta “inevitável” aos exercícios militares realizados pelas tropas sul-coreanas e americanas.

    (Publicado por Fábio Mendes, com informações da Reuters)

    Tópicos