Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    10 anos de BTS: confira momentos marcantes da carreira do grupo

    O maior grupo de k-pop do mundo está completando 10 anos de carreira; conheça um pouco da trajetória dos artistas

    Isabela Gadelhada CNN

    No dia 13 de junho de 2013, o grupo de k-pop BTS fez sua primeira performance ao vivo do single “No More Dream”, do álbum “2 Cool 4 Skool”, no programa M Countdown. Nesta terça (13), eles completam uma década juntos.

    RM, Jin, SUGA, J-Hope, Jimin, V e Jungkook foram formados pela Big Hit Entertainment, que, há 10 anos, era pequena e com poucos recursos. Eles moravam juntos em um pequeno dormitório de apenas um quarto, com dois beliches e uma cama.

    Hoje, eles estão em 5º lugar na lista dos artistas mais ouvidos do Spotify e são, segundo a revista Rolling Stone, “a banda mais famosa do mundo”. Sem contar que são valiosos para o próprio país. Em 2017, o Instituto de Pesquisa da Hyundai estimou que o grupo vale mais de 3,6 bilhões de dólares, quase 18 bilhões de reais, à economia do país todo ano.

    O que antes era uma pequena agência chamada Big Hit Entertainment se tornou o conglomerado HYBE, que em 2021 comprou a empresa Ithaca Holdings, que gerencia a carreira de artistas como Justin Bieber, Demi Lovato e Ariana Grande.

    Uma trajetória de 10 anos tem muitas memórias, acontecimentos e trabalho duro, mas saiba algumas curiosidades sobre o grupo:

    O significado de BTS

    Em inglês, se usa “BTS” como sigla de “behind the scenes”, ou seja, por trás das câmeras. Não é o caso do nome do grupo. Na verdade, se trata de um acrônimo para Bangtan Sonyeondan, que quer dizer “escoteiros à prova de balas”.

    Em uma entrevista à revista Affinity, em 2016, J-Hope explicou que ser à prova de balas quer dizer “bloquear estereótipos, críticas e expectativas que miram nos adolescentes como balas, para preservar os valores e ideais dos adolescentes de hoje”.

    Rebeldes?

    Os álbuns da trilogia escolar do BTS – 2 Cool 4 Skool, O! RUL8,2? e Skool Luv Affair – refletem sobre as várias preocupações dos adolescentes e jovens adultos. Em especial sobre a pressão do sistema educacional rígido da Coreia do Sul.

    “No More Dream”, o primeiro single que lançaram, já vinha com o conselho de seguir seus sonhos ao invés das expectativas da sociedade. “N.O”, do segundo mini-álbum, fala que as escolas estão tornando as crianças em “máquinas de estudar”.

    Confira a tradução de um trecho de “N.O”:

    Os adultos dizem que nós conseguimos tudo muito fácil. Eles dizem que estou no caminho pra felicidade. Então como você explica minha infelicidade? Não há outros temas além de estudar. Lá fora tem tantos outros garotos como eu, vivendo igual a um marionete. Quem é que se responsabiliza por isso?

    O clipe da canção mostra os integrantes em uma escola que os força a tomar um comprimido e agirem como robôs, sempre obedecendo, até que eles começam a se rebelar contra essas normas.

    Por conta dessas críticas sociais em suas canções, o BTS tinha fama de “rebeldes” e alguns pais os consideravam um mau exemplo.

    O primeiro grande prêmio

    Um grande marco para o BTS veio em 2016, quando “The Most Beautiful Moment in Life: Young Forever” ganhou na categoria Melhor Álbum do Ano no “Melon Music Awards” – um dos maiores prêmios de música da Coreia do Sul.

    Foi o primeiro Daesang do grupo, que quer dizer “grande prêmio” e são os troféus de maior importância dado em uma premiação. Hoje em dia, o septeto tem um maior número de Daesangs da Coreia do Sul. São 63!

    Em segundo lugar, o EXO, com 23.

    Conquistando os Estados Unidos

    2017 foi o ano que eles foram, pela primeira vez, ao Billboard Music Awards, nos EUA. Eles venceram a categoria “Top Social Artist”, que é votada por fãs e até então, por seis anos, quem sempre ganhava era o Justin Bieber.

    Até 2021, apenas o BTS ganhou, e em 2022 a categoria parou de existir.

    Além disso, eles já conquistaram troféus no American Music Awards, MTV Video Music Awards, Teen Choice Awards e por aí vai.

    No AMA, inclusive, fizeram história ao serem os primeiros artistas asiáticos a ganharem na categoria Artista do Ano, o principal prêmio da noite, em 2021.

    Indicações ao Grammy

    Em 2020, o Grammy anunciou os indicados da edição de 2021 e o BTS foi o primeiro grupo de k-pop da história a ser nomeado na maior premiação de música do mundo.

    “Dynamite” –  a primeira música com letra em inglês do grupo –  foi indicada na categoria Melhor Performance Pop de grupo ou duo, mas perdeu para “Rain On Me”, de Lady Gaga e Ariana Grande.

    No ano seguinte, foram indicados na mesma categoria pela canção “Butter”, mas também não levaram o prêmio para casa.

    Na edição de 2022, foram indicados por Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo pelo single My Universe, música que colaboraram com o Coldplay, e Melhor Clipe Musical por Yet To Come.

    O nome deles também consta na indicação de Álbum do Ano para Music Of The Spheres, do Coldplay, já que eles também compuseram “My Universe”, mas a banda britânica não ganhou o prêmio.

    Já deram um show gratuito visto por quase 50 milhões de pessoas

    Em outubro de 2022, o BTS deu um show gratuito na cidade de Busan, na Coreia do Sul, em um estádio para 50 mil pessoas. Na transmissão online global que ofereceram, mais de 49 milhões de pessoas assistiram ao vivo.

    O evento foi organizado pela prefeitura de Busan como forma de chamar mais atenção para a candidatura da cidade para recepcionar a feira Expo Mundial de 2030.

    Carreira solos

    Da esquerda para direita: Jungkook, SUGA, Jin, V, RM, Jimin e J-Hope. / Divulgação/Big Hit Music

    Há um ano, o grupo anunciou que vai focar em suas carreiras solos e também aproveitarão o momento para cumprir o serviço militar obrigatório da Coreia do Sul.

    Desde então, J-Hope lançou “Jack In The Box”; Jin presenteou os fãs com “The Austronaut”; RM apresentou “INDIGO”; Jimin deu vida ao “FACE” e SUGA veio com “D-Day”. Jungkook e V ainda lançarão álbuns solo.

    Ouça a playlist especial da CNN Pop para conhecer o BTS:

    Tópicos