Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Americano empresário de banda de rock é detido por porte de drogas em Moscou 

    Travis Leake compareceu ao Tribunal Distrital de Khamovniki no último sábado e deve permanecer sob custódia na Rússia até 6 de agosto, segundo comunicado

    Da CNN

    O Departamento de Estado dos EUA confirmou a prisão do cidadão americano Travis Leake na Rússia, informando que funcionários da embaixada americana compareceram à leitura formal do documento de acusação no sábado (10).

    Os tribunais de jurisdição geral de Moscou divulgaram anteriormente um comunicado no Telegram dizendo que um cidadão americano havia sido detido por acusações envolvendo drogas ilícitas.

    Leake foi detido no sábado, quando “o Tribunal Distrital de Khamovniki de Moscou tomou uma medida preventiva contra um cidadão americano”, diz o comunicado.

    Uma declaração do tribunal o identificou como “Travis Michael Leek”.

    “O ex-paraquedista e músico é acusado de se envolver no negócio de narcóticos para atrair jovens”, disse o comunicado, acrescentando que ele compareceu ao Tribunal Distrital de Khamovniki em Moscou em 10 de junho e permanecerá sob custódia até 6 de agosto de 2023.

    No domingo (11), o Departamento de Estado dos EUA confirmou a detenção de Leake.

    “Podemos confirmar que Michael Travis Leake foi preso e está detido em Moscou. Funcionários da embaixada compareceram à leitura formal do documento de acusação em 10 de junho”, disse um porta-voz à CNN.

    “Continuaremos a acompanhar o caso de perto.”

    “O Departamento de Estado dos EUA e nossas embaixadas e consulados no exterior não têm maior prioridade do que a segurança dos cidadãos americanos no exterior”, disseram eles.

    “Quando um cidadão americano é detido no exterior, o Departamento busca o acesso consular o mais rápido possível e trabalha para fornecer toda a assistência consular apropriada.”

    Mãe de Leake diz que ainda não foi formalmente comunicada

    A mãe de Leake, Glenda Garcia, diz que ainda não ouviu as autoridades do governo dos EUA sobre a situação atual de seu filho e está preocupada com o que ele está passando.

    “Claro que estou preocupada!”, disse ela à CNN no domingo. “Ele está preso em um país estrangeiro, isso é uma preocupação.”

    Garcia disse que não sabe se o filho tem advogado e ela mesma não sabe o que fazer.

    “Não tive notícias do Departamento de Estado. Se eu não tiver notícias deles amanhã, tentarei ligar para eles”, disse ela. “Eu realmente não sei nada além do que ouvi no noticiário.”

    Garcia falou com seu filho pela última vez no Dia das Mães, segundo ela, observando que eles normalmente conversam a cada poucas semanas.

    Sobre o tempo de seu filho na Rússia, Garcia disse: “Eu sei que ele estava em uma banda, e sei que ele deu aulas de inglês”.

    Negação de culpa

    O vídeo da prisão de Leake em sua casa e uma foto de uma delegacia de polícia russa foram publicados pela mídia russa em 8 de junho.

    A Ren TV, um tablóide, relatou as declarações de Leake à polícia, nas quais ele teria dito: “Não entendo por que estou aqui. Não admito culpa, não acredito que poderia ter feito o que me acusam porque não sei do que me acusam”.

    A prisão ocorre em meio à guerra da Rússia com a Ucrânia, que viu as relações já ruins entre os EUA e a Rússia despencarem.

    Em março, os serviços de segurança russos prenderam o jornalista americano Evan Gershkovich, acusando-o de espionagem, o que ele nega.

    Entrevistado por Anthony Bourdain

    A CNN filmou Leake em 2014 para um episódio de “Parts Unknown”, programa de Anthony Bourdain, em Moscou e São Petersburgo.

    O apresentador escolheu pessoalmente Leake para participar do programa.

    No episódio, Leake falou sobre suas frustrações com a censura e relatou um incidente envolvendo sua banda e a MTV.

    “Esta foi uma série de documentários sobre músicos que se levantaram e arriscaram suas vidas em alguns casos, para enfrentar o abuso de poder do governo, a corrupção do governo”, disse ele.

    “E, no entanto, um governo estrangeiro foi capaz de controlar editorialmente o que os telespectadores americanos veem em suas telas de TV. Isso para mim é um escândalo de proporções épicas.”

    Darya Tarasova, que produziu o episódio, disse que “a banda não era tão famosa, mas Travis e seus amigos falaram muito sobre a liberdade de expressão e a opressão do estado na Rússia. Bourdain gostou muito dessa entrevista”, disse ela.

    “Travis era um showman; muito articulado e ele amava a Rússia”, acrescentou Tarasova. “As bandas da cena rock de Moscou iam até ele para escrever canções em inglês e revisar suas letras”, disse ela.

    “A última vez que conversamos foi em 2018 e ele parecia deprimido e chateado, mas Travis nunca faria as coisas das quais está sendo acusado. Ele é um americano na Rússia e está muito ciente da situação em que está. Mas estou surpresa que ele tenha ficado depois que a guerra começou, pois era muito arriscado para ele.”

    Contas de mídia social e vídeos confirmados por um repórter da CNN mostram Leake como um frontman em Lovi Noch, que se traduz em “Catch the Night” em inglês, ou “Vá para a noitada” em tradução livre em português.

    Ele também foi produtor musical de outros grupos musicais russos durante sua estada em Moscou.

    (Por Josh Pennington, Raja Razek, Philip Wang, Sandi Sidhu, Heather Chen, Sophie Jeong, Jennifer Hansler e Camila Bernal, da CNN)

    Tópicos