Papa se recupera bem, mas não deve realizar bênção de domingo
Médicos informaram que recomendação é para que o pontífice não sobrecarregue suas paredes abdominais
A recuperação do papa Francisco da cirurgia está indo bem, mas os médicos o aconselharam a não entregar sua bênção de domingo da varanda de um hospital para não sobrecarregar suas paredes abdominais, disseram médicos neste sábado (10).
Informando repórteres no hospital Gemelli, o cirurgião-chefe Sergio Alfieri também disse que o papa de 86 anos concordou com as sugestões dos médicos de que ele permaneça lá pelo menos durante toda a próxima semana.
Cirurgia
Francisco passou por uma operação de três horas na quarta para reparar uma hérnia, que os médicos disseram ter sido bem-sucedida o suficiente para que ele não tenha limitações em suas viagens e outras atividades após a recuperação.
É a terceira internação de Francisco desde que os cardeais escolheram o argentino em 2013 como o primeiro papa latino-americano, no mais recente de uma série de problemas de saúde para ele.
Em julho de 2021, ele removeu parte do cólon em uma operação destinada a tratar uma doença intestinal dolorosa chamada diverticulite. Ele disse neste ano que a condição havia retornado e estava afetando seu peso.
O médico Sergio Alfieri, cirurgião-chefe que operou o papa no hospital Gemelli, em Roma, disse na quarta-feira que Francisco reagiu bem à anestesia geral e que espera que o pontífice fique no hospital por cerca de cinco a sete dias.
Francisco tem duas viagens planejadas — a Portugal, de 2 a 6 de agosto, para participar da Jornada Mundial da Juventude e visitar o Santuário de Fátima; e à Mongólia, de 31 de agosto a 4 de setembro.
*publicado por Pedro Zanatta, da CNN.