Silvio Almeida defende governo pela indicação de Zanin ao STF
"É uma pessoa por quem tenho profundo respeito, é um grande homem, um grande jurista", diz ministro de Direitos Humanos
O ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, saiu em defesa da escolha do nome de Cristiano Zanin para vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em meio a críticas sobre a falta de mulheres e negros no STF, Almeida, que é militante do movimento negro, deu apoio ao governo. O ministro ressaltou que a decisão cabe ao presidente da República e fez elogios a Zanin.
“É uma pessoa por quem tenho profundo respeito, é um grande homem, um grande jurista. Provou isso enfrentando aquilo que considero uma das piores coisas que o Brasil já viu, e está sendo provado, que é a Lava Jato. Ele enfrentou isso com técnica, com equilíbrio, e acho que será um grande ministro do Supremo Tribunal Federal. Então, quero dizer que eu dou todo apoio para Cristiano Zanin e para essa escolha que foi feita pelo presidente Lula”, afirmou o ministro durante evento em João Pessoa.
Almeida chegou a figurar na lista de possíveis indicados porque, além dos fatores técnicos, também preencheria o critério da representatividade.
Desde o início do governo, Lula tem sido cobrado a indicar perfil de ministro mais identificado com as minorias, como negros e mulheres.