Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pacheco sinaliza trâmite mais lento de marco temporal no Senado

    Presidente do Congresso diz à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que não haverá qualquer atropelo na apreciação do projeto

    Caio Junqueirada CNN , Brasília

    O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, assegurou à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que não haverá qualquer atropelo na apreciação do projeto do marco temporal na Casa e que a proposta terá toda atenção às questões referentes à constitucionalidade de alguns artigos.

    Ambos se reuniram no meio da tarde desta terça-feira (30) no Senado, acompanhados por lideranças indígenas e ambientalistas.

    Segundo relatos à CNN, a ministra demonstrou preocupação com relação à aprovação do projeto de lei votado na Câmara dos Deputados.

    Ela solicitou, caso o projeto seja aprovado pelos deputados, que o Senado atue na “redução de danos”.

    Segunda a ministra, a aprovação do projeto ampliará conflitos de terras em várias áreas do país e agravará a situação do clima e da agricultura.

    Pacheco, ainda segundo relatos de presentes, lembrou à ministra o histórico do Senado durante sua presidência, que sempre discutiu temas considerados polêmicos, principalmente aos ligados ao meio ambiente e que, segundo ele, foram tratados com muita prudência, cautela e passaram por debate pelas comissões.

    Ele citou, por exemplo, os projetos de licenciamento ambiental e de regulação fundiária. Além disso, lembrou o “PL do Veneno”, também distribuído às comissões, seguindo um ritmo mais lento de redução de danos.

    Tópicos