Com encontro de autoridades sul-americanas, Lula quer retomar protagonismo brasileiro
Reunião promovida pelo Brasil vai receber dez presidentes de países da América do Sul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá receber, nesta terça-feira (30), dez presidentes de países da América do Sul, além de um representante do governo do Peru, para uma reunião no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Integrantes do governo federal entendem que o encontro servirá para o Brasil retomar o protagonismo no continente, que, segundo eles, foi reduzido nas gestões passadas.
Diplomatas brasileiros acreditam que, depois do mal-entendido no G7 com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, Lula deve se dedicar mais ao continente, onde o destaque político e econômico do Brasil é maior. Na ocasião, Lula e Zelensky se desencontraram.
Segundo o Itamaraty, o principal objetivo do encontro com líderes sul-americanos é buscar uma maior cooperação dentro do continente.
Devem estar presentes os presidentes Alberto Fernández (Argentina), Luís Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia), Guillermo Lasso (Equador), Irfaan Ali (Guiana), Mário Abdo Benítez (Paraguai), Chan Santokhi (Suriname), Luís Lacalle Pou (Uruguai) e Nicolás Maduro (Venezuela).
A atual presidente do Peru, Dina Boluarte, impossibilitada de comparecer, será representada pelo presidente do Conselho de Ministros, Alberto Otárola.