Bola Tinubu toma posse na Nigéria
Novo presidente do país assume governo em meio às crescentes crises política e econômica; no discurso inaugural, prometeu expandir a economia em pelo menos 6% ao ano
O presidente eleito da Nigéria, Bola Tinubu, tomou posse nesta segunda-feira (29). Em seu discurso de posse, prometeu expandir a economia em pelo menos 6% ao ano, levantar barreiras ao investimento, criar empregos e unificar a taxa de câmbio, além de combater a insegurança desenfreada.
Bola Tinubu herda uma economia em dificuldades com dívidas recordes, escassez de moeda estrangeira e combustível, uma moeda nacional fraca, inflação de quase duas décadas, suprimentos de energia esqueléticos e produção de petróleo em queda devido ao roubo de petróleo e subinvestimento.
Tinubu prestou juramento em cerimônia ao ar livre na Praça da Águia, na capital Abuja. O ex-presidente Buhari, que compareceu à cerimônia, partiu para sua casa rural no norte do estado de Katsina.
“Nosso governo deve trabalhar com a Assembleia Nacional para criar um projeto de lei abrangente de emprego e prosperidade que dará à nossa administração o espaço político para embarcar na melhoria do desenvolvimento de infraestrutura de trabalho intensivo”, disse Tinubu em seu discurso.
O ex-governador do estado de Lagos também disse que um subsídio de combustível popular, mas caro, seria eliminado de acordo com o orçamento deste ano, que definiu sua remoção a partir de junho.
Ele também prometeu “limpeza completa da casa” da política monetária, acrescentando que o banco central deve trabalhar para uma taxa de câmbio unificada.