Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsas asiáticas fecham em alta com investidores otimistas com acordo para teto da dívida dos EUA

    Mercado da Ásia seguiu ânimo de Wall Street, que aguarda uma solução rápida para a dívida norte-americana

    Sergio Caldas, do Estadão Conteúdo

    As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira (18), seguindo o tom positivo de Wall Street, em meio a esperanças de que os Estados Unidos  consigam chegar a um acordo sobre o teto de sua dívida nos próximos dias.

    Liderando os ganhos na Ásia, o índice japonês Nikkei subiu 1,60% em Tóquio, a 30.573,93 pontos, enquanto o Hang Seng avançou 0,85% em Hong Kong, a 19.727,25 pontos, o sul-coreano Kospi garantiu alta de 0,83% em Seul, a 2.515,40 pontos, e o Taiex se valorizou 1,11% em Taiwan, a 16.101,88 pontos.

    Na China continental, o Xangai Composto avançou 0,40%, a 3.297,32 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto apresentou modesta alta de 0,13%, a 2.028,68 pontos.

    O apetite por risco na Ásia veio após sinais de que o governo dos EUA e líderes do Congresso americano estão mais próximos de fechar um acordo para elevar o teto da dívida federal e evitar uma situação de default. Segundo o presidente da Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, é possível que haja um acordo “até o fim da semana”.

    Antes de embarcar para viagem ao Japão, onde participará da cúpula de líderes do G7, o presidente dos EUA, Joe Biden, também se mostrou confiante de que o atual impasse sobre o teto da dívida será superado.

    Em reação aos sinais de progresso nas negociações em Washington, as bolsas de Nova York encerraram os negócios de quarta-feira com altas de mais de 1%.

    Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o bom humor generalizado, e o S&P/ASX 200 avançou 0,52% em Sydney, a 7.236,80 pontos.

    Tópicos