“Atividade político-partidária anda longe dos quartéis”, diz ministro da Defesa
José Múcio respondeu a perguntas dos parlamentares ao lado dos comandantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, que detalharam projetos em andamento nas três Forças
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que as Forças Armadas foram “despolitizadas”.
A afirmação foi feita nesta quarta-feira (17) durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
“A atividade político-partidária anda longe dos quartéis, como deve ser. Nossos militares possuem elevado grau de disciplina. Tem comandantes competentes e comprometidos que lideram com responsabilidade seus subordinados em todos os níveis e são conscientes de suas responsabilidades perante a pátria”, afirmou o ministro.
José Múcio respondeu a perguntas dos parlamentares ao lado dos comandantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, que detalharam projetos em andamento nas três Forças.
Ao ministro coube dar um panorama atual e as perspectivas do governo em se tratando de investimentos na área de defesa. Nesse contexto, destacou que o Brasil destina poucos recursos para o setor – atualmente corresponde a 1,2% do PIB.
“Os países que acreditam no investimento na defesa aplicam 2% no PIB. O Brasil ainda está atrás nesse patamar, temos margem para esse crescimento. Equilibrar os investimentos em defesa para ficarmos compatíveis com a nossa extensão territorial e com a estatura geopolítica do Brasil”, avaliou.
Esta foi a segunda audiência do ministro da Defesa, somente neste mês, no Congresso Nacional. Há duas semanas, José Múcio e os três comandantes das Forças Armadas estiveram na comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.