Jogo na Holanda é suspenso após torcedores jogarem fogos de artifício em campo
Partida entre FC Groningen e Ajax foi interrompida e, depois, cancelada.
Uma partida de futebol holandesa entre FC Groningen e Ajax foi interrompida e cancelada no domingo porque torcedores lançaram fogos de artifício duas vezes no campo. “O FC Groningen – Ajax foi suspenso após 10 minutos de jogo devido a vários incidentes nos quais fogos de artifício foram lançados no campo”, disse o clube Ajax, de Amsterdã, em comunicado. “Mas como sempre: obrigado fãs por seu apoio incondicional!”
De acordo com o FC Groningen, o jogo em casa entre os dois clubes da Eredivisie – a primeira divisão da Holanda – foi interrompido pela primeira vez aos seis minutos de jogo. Depois que os jogadores voltaram ao campo 15 minutos depois, o árbitro Jeroen Manschot foi forçado a interromper o jogo pela segunda e última vez quando mais fogos de artifício foram lançados, disse o clube. Sem condições, o jogo foi cancelado.
Vídeos e fotos postados nas redes sociais mostram os fogos de artifício ainda queimando na grama enquanto os jogadores assistem antes de um torcedor invadir o campo carregando uma placa protestando contra a direção do FC Groningen. O clube foi rebaixado.
Durante a interrupção, um torcedor evitou os seguranças e correu pelo campo antes de ser preso. Em comunicado em seu site, o Ajax disse que o restante da partida será disputada sem torcedores na terça-feira, 16 de maio, às 15h, horário local. A partida será retomada na terça-feira.
A Associação Real Holandesa de Futebol (KNVB), órgão regulador do futebol holandês, estipula em regra que se um objeto for arremessado em direção ao campo de jogo, a partida será temporariamente interrompida, com os jogadores enviado para os vestiários. O jogo seria interrompido imediatamente se a mesma coisa acontecesse uma segunda vez, de acordo com as diretrizes. Se um jogador ou árbitro da partida for atingido por um objeto da torcida, todas as partidas serão interrompidas, também afirmam as diretrizes.
As diretrizes foram estabelecidas em abril, após a violência da torcida na semifinal da Copa da Holanda, quando o meio-campista do Ajax, Davy Klaassen, ficou ensanguentado após ser atingido na nuca por um objeto atirado da arquibancada, fazendo com que a partida contra o Feyenoord fosse encerrada.
A suspensão de domingo marca a quarta partida da primeira divisão holandesa a ser temporariamente interrompida devido a objetos lançados no campo.